Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE ABRIL! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Dia do Goleiro. Dia Internacional do Desastre de Chernobyl. Dia do Juiz da Justiça do Trabalho.  

Católicos lembram celebração da 1ª missa no Brasil. E também Santo Anacleto (ou Cleto), o 2º papa. São Pascásio Radberto. São Luís Maria Gliguinion.


BRASIL

1500 - Celebrada a 1ª missa no Brasil, na praia de Santa Cruz de Cabrália (Bahia), pelo frei Henrique de Coimbra. 1952 — Publicada a primeira edição da Revista Manchete, da Bloch Editores. 1965 — Com a apresentação do programa infantil “Uni Dune Tê”, a TV Globo (RJ) é inaugurada. 1973 – No governo Geisel, é criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. 1982 - Sua Santidade Tenzin Gyatso (Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso), o 14º Dalai Lama, chega ao Brasil. 

MUNDO

1937 — A cidade de Guernica (ESP) é desruída pela Luftwaffe (força aérea alemã), destruição que gerou o quadro “Guernica”, de Pablo Picasso. 1970 — Vigora a Convenção para o Estabelecimento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.


FOTO DO DIA - Vila de Teotônio - peixes subindo a cachoeira

Um espetáculo que não existe mais: na cachoeira de Teotônio (Rio Madeira a montante de Porto velho), época de piracema (movimento migratório de peixes com fins de reprodução), cardumes imensos se atiravam tentando passar além do pedral e seguir viagem rumo aos locais de reprodução durante a cheia do rio e dos seus igarapés. Dos muitos que saltavam tentando vencer as corredeiras e o pedral, uma boa quantidade de peixes acabavam caindo em buracos escavados pelas águas nas rochas, onde eram capturados pelos pescadores, à mão livre. O local foi destruído e em seu lugar construída uma das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira, parra aumentar a geração de energia elétrica do país (Acervo Rondônia Minha Querida Rondônia, foto Dana Merril,  colorizada por Luís Claro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)