Domingo, 25 de outubro de 2020 - 11h54
RONDÔNIA: 1877 – O imperador Dom Pedro II concede à empresa norte-americana P. & T. Collins autorização para construir uma estrada margeando as cachoeiras do Rio Madeira.
COMEMORA-SE: Dia do Sapateiro. Dia do Dentista Brasileiro. Dia Nacional da Democracia. Católicos lembram São Frei Galvão. Santos Crispim, Crispiniano, Santa Daria e São Crisanto.
• FATOS: 1147 — Reconquista: após um cerco de quatro meses, os cavaleiros cruzados reconquistam Lisboa. 1636 — João Maurício de Nassau parte do porto de Texel em direção ao Brasil. 1671 — Giovanni Domenico Cassini descobre Jápeto, lua de Saturno. 1881 – Nasce Pablo Picasso, pintor espanhol autor do quadro “Guernica” em que denuncia o horror da guerra. 1949 — O quadrimotor de Havilland Comet, primeiro avião comercial com motores a jato, vaja de Londres-Trípoli-Londres em 6h36, duas vezes mais rápido que outros aviões. 1973 – Morre o etíope Abebe Bikila, único atleta a ganhar duas vezes a maratona olímpica, a primeira, em 1960, correndo descalço. 1993 — Investigadores da Universidade George Washington, Estados Unidos, realizam a primeira clonagem de embriões humanos. 2016 – Morre Carlos Alberto torres, cpitõ da seleção brasileira tricampeã mundial em 1970.
• FOTO DO DIA: 1979 – Localizada no centro do Estado de Rondônia, a cidade de Cacoal há dois anos fora elevada à condição de município. A cidade surgira há menos de 12 anos, à margem da rodovia BR-364, com o nome de “Nova Cassilândia” e em 1972, por sugestão do jornalista Ciro Pinheiro passou a ser chamada Cacoal, tornando-se um grande polo de recepção de migrantes que vinham em busca das terras de Rondônia, passando a ser grande centro econômico e produtor de grãos, especialmente o café, daí epitetada “Capital do Café”.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 DE JUNHO
RONDÔNIA1920 – O Ypiranga Sport Club inicia a construção do muro em torno do “Stadium Paulo Saldanha” em Porto Velho. 1946 – Em Fortaleza (CE) mais d
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO
RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) inaugura agência em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO
RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO
RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co