Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 23 de maio de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 23 de maio de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1918 – Comissão de engenheiros do Ministério da Viação chega a Porto Velho e vai a Guajará-Mirim, para fazer a medição final do traçado da .

1947 – O prefeito Flamínio Albuquerque e o governador Frederico Trota inauguram o 1º trecho pavimentado da Avenida 7 de Setembro, entre ruas Prudente de Moraes e José de Alencar.

1951 – Uma das grandes companhias brasileiras de teatro, a de “Ítalo Curci”, chega a Porto Velho para apresentações no cine teatro Resky. 

1954 – O governo do Território compra em Cuiabá uma grande quantidade de  “carne verde” para consumo em Porto Velho (naquela época “carne verde” identificava carne de gado).

1985 – Três mil famílias demarcaram terrenos na mega invasão no loteamento “Jardim Eldorado”, em Porto Velho (originou a atual Zona sul).

1987 - O jornalista João Tavares denuncia “clima de terror” contra pequenos servidores púbicos, acusados de serem “marajás, quando são os que menos ganham e mais trabalham”.  

1991 – Em Porto Velho só os funcionários da Caerd, Unir, Embrapa e Ministério da Agricultura aderiram à “greve geral” feita pela CGU, CUT e Contag. Demais serviços funcionaram normalmente.

HOJE É

Dia Mundial da Tartaruga.

Católicos lembram São João Batista de Rossi, São Juliano,

BRASIL

1789 — Prisão de Tomás Antônio Gonzaga, um dos líderes da Inconfidência Mineira.  1962 — O filme “O Pagador de Promessas”, ganha a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França. 1984 – “Memórias do Cárcere", filme inspirado em livro de memórias de Graciliano Ramos, é premiado em Cannes. 

MUNDO

1929 – Lançada a 1ª animação falada de Mickey Mouse. 1995 — Liberada a 1ª versão da linguagem de programação Java.  2017 – Morre Roger Moore (n. 1927), um dos atores do personagem “007”.  

FOTO DO DIA

CAIARI OU SALGADO FILHO? (II)

O “Caiari” continuou operar mesmo depois da inauguração do “Belmont” em 1969. Eu, que chegeei em 1975, peguei várias vezes o “asa dura”  no “Caiari”.

Numa delas, creio que em 1977, saindo de Ariquemes, 20 minutos depois o piloto mirou uma enorme “nuvem” de poeira: “Lá é Porto Velho”. E era mesmo, porque no verão alto o poeiral formava uma imensa nuvem vista a muitos quilômetros. 

Além da FAB, no “Caiari”, segundo o historiador Anísio Goraieb, atendiam as empresas - e seus gerentes:   Pan Air (Albertino Lopes), Cruzeiro do Sul (Abdon Bichara), Vasp (Ambrósio e Selma Cavalcante), Paraense (Abelardo Castro) e SAVA (Cap. Muniz), além das de táxi-aéreo.

No sentido sul/norte o Caiari ia da Pinheiro Machado à Padre Chiquinho, e no oeste/leste ia da Presidente Dutra à Farqhuar, onde estão o Ginásio Cláudio Coutinho, vilas militares, Tribunal de Justiça, Teatro Estadual, Assembleia Legislativa, Sesc/Senac, e CPA do governo.

FOTO – O CPA do governo de Rondônia ocupa a parte final do campo de pouso do Caiari.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)