Terça-feira, 22 de março de 2022 - 06h05
COMEMORA-SE
Dia Mundial da Água,
Católicos lembram São Zacarias, papa; Santa Lia, São Paulo de Narbonne, São Epafrodito, a quem Paulo denominava “irmão”..
BRASIL
1941 – A marinha nazista ataca o navio cargueiro Taubaté no mar Mediterrâneo, fazendo a 1ª vítima fatal brasileira na II Guerra Mundial. Até 1942 mais de 600 pessoas em navios brasileiros morreram atacadas pelos alemães.
MUNDO
1784 — O Buda de Esmeralda, considerado “protetor da Tailândia”, é instalado em sua localização atual em Wat Phra Kaew. 1933 — Fim da Lei Seca nos EUA. 1935 — Através de antena na Torre de Rádio de Berlim, acontece a 1ª transmissão de programa regular de TV. 1963 - Os Beatles lançaram seu primeiro disco, "Please, Please Me". 1997 – o cometa Cometa Hale-Bopp, chega a sua menor distância da Terra, cerca de 2 000 milhões de KM.
FOTO DO DIA
A caminhada das salesianas, na Educação, em Porto Velho, vai rumo a seu primeiro século, mas só há pouco tempo matricula homens. Começou em 1930 com a chegada de algumas religiosas, dedicadas atender o Hospital São José (atual hospital da Astir) e à Educação, criando a Escola Paroquial que só depois deu lugar à Escola Normal Rural Nossa Senhora Auxiliadora, hoje Instituto Maria Auxiliadora. O prédio, localizado numa colina, “...teve sua pedra fundamental lançada em 1933, e após a sua inauguração em 1937, passou a ser o mais alto da cidade, podendo ser visto de qualquer ponto da localidade”, conforme o historiador Anísio Goraieb. Por suas salas passaram milhares de alunos, inclusive as que formaram o primeiro grupo de professoras de Porto Velho. O Colégio foi visitado pelo presidente Getúlio Vargas em 1940. (Foto Ariel Felipe Souza/Rondônia Minha Querida Rondônia)
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025
RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025
RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025
RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025
RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se