Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Língua Nacional. Dia Nacional do Profissional de Letras. Dia do Afilhado. Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (data ONU).

Católicos lembram São Cristóvão Magalhães. São Constantino. Santo Eugênio de Mazenod . Beatos Franz Jägerstätter. Manoel Rodriguez e Manoel Daronch (1º brasileiro levado a essa condição). Anglicanos lembram John Eliot.


RONDÔNIA

1981 – Inaugurada, em Vilhena, a Rádio Vilhena (24)

21 – Em 2006 – Morre em São Paulo o jornalista e escritor Manoel Rodrigues Ferreira, aos 94 anos, autor de “A Ferrovia do Diabo”.

BRASIL

1977 - Morre o jornalista e político Carlos Lacerda, ferrenho opositor à construção de Brasília. 2018 – Greve dos caminhoneiros contra o desabastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis.

MUNDO

78 d.C. — Criação do Shaka Samvat, calendário nacional indiano. 1904 – Representantes da França, Bélgica, Suiça, Espanha, Holanda e Dinamarca , fundam, em Paris, a Federação Internacional de Futebol (Fifa). 1921 – Nasce Andrei Sakharov, defensor dos direitos humanos, ganhador do Nobel da Paz (1975), impedido pelo governo soviético de sair do país para receber. 2011 — O pastor Harold Camping frustra seus fiéis porque  previu que o mundo terminaria nesta data.


FOTO DO DIA 

Manoel Rodrigues Ferreira é uma dessas figuras com presenças importantes na história de Rondônia, mas dos quais pouco se fala, e, no caso dele, quando isso acontece é só sobre o livro “A Ferrovia do Diabo” (), a saga da construção, vida e morte da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Mas ele foi além disso. Na década de 1950 esteve em Rondônia fazendo várias reportagens denunciando a situação da ferrovia e o abandono em que se encontravam os moradores ao longo do trecho da Madeira-Mamoré; a seguir defendeu junto ao presidente Juscelino Kubistchek (foto) a abertura da BR-29, depois 364, e em 1980 denunciou a venda, para empresas de ferros velhos em São Paulo, do espólio da estrada de ferro. Faleceu a 21 de maio de 2006 () https://www.estantevirtual.com.br/.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE JULHO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE JULHO!

HOJE ÉDia Nacional de Combate à Discriminação Racial (Lei Afonso Arinos). Dia Mundial Sem Sacolas Plásticas. Dia dos Incrédulos. Dia do Juiz de Paz. C

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2 DE JULHO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2 DE JULHO!

HOJE ÉDia do Hospital (Decreto nº 50.871/1961), Dia do Bombeiro Brasileiro, Dia Internacional do Cooperativismo (ONU), Dia Mundial dos OVNIS. Dia da I

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 30 DE JUNHO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 30 DE JUNHO!

HOJE ÉDia Nacional do Bumba Meu Boi, Dia da Mídia Social, Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário, Dia Internacional do Asteroide (ONU), Dia Inter

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE JUNHO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE JUNHO!

HOJE ÉDia do Pescador, Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil, Dia do Papa, Dia do Dublador, Dia do Engenheiro de Petróleo, Dia Intern