Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2 DE JUNHO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2 DE JUNHO! - Gente de Opinião

HOJE É

Dia Internacional da Prostituta

Católicos lembram São Marcelino, São Pedro Evangelista, São Eugênio I, Santa Blandina de Lyon, São Erasmo de Formia. Igreja Ortodoxa celebra Nicéforo I de Constantinopla 


RONDÔNIA

1776 – Começa a construção do Real Forte do Príncipe da Beira, hoje na região do município de Costa Marques. 1909 – À frente de uma comitiva formada por militares e cientistas, Rondon inicia, na serra da Juruena (MT), a caminhada para a Serra do Norte e o Rio Madeira. 


BRASIL

1991 – Última vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1, no Canadá. 2002 – Numa favela carioca, o jornalista Tim Lopes é capturado e assassinado por traficantes.

MUNDO

455 — Vândalos comandados pelo rei Genserico invadem e saqueiam Roma. 1’904 – Nasce Johnny Weissmuller, o primeiro tarzan do cinema. 1953 - A rainha Elizabeth II é coroada na Inglaterra, na 1ª cerimônia da realeza britânica via televisão. 1962 – Copa do Mundo no Chile: Muita violência, briga e polícia intervindo, tudo dentro do campo. Final Chile 2x0 Itália. 1963 — A Arábia Saudita torna-se o último país a abolir a escravatura no mundo. 2003 — A Agência Espacial Europeia lançou a primeira nave em direção ao planeta Marte. 

FOTO DO DIA

Um “não amazônida” de nascimento, cujos bons serviços à região o colocaram na História como personagem de primeira grandeza no cenário amazônico, a data de seu nascimento, 1 de junho, foi tornada, em sua homenagem, o Dia do Guerreiro de Selva, tudo a ver com uma figura lendária na Amazônia, que ontem, se vivo fosse, o (talvez por acaso?) gaúcho  Jorge Teixeira de Oliveira teria completado um século e mais um ano de vida. Onde andou Teixeira deixou bons rastros. Em Manaus, dentre outras ações, instalou o Colégio Militar e foi o prefeito que modernizou  a capital amazonense. Em Rondônia, foi o  implantador do Estado. Sua obra de grande impacto de interesse nacional, no entanto, foi a implantação e estruturação  do CIGS – Centro de Instrução de Guerra na Selva, a Escola de Combate na Selva do Exército Brasileiro. 

SELVA, comandante! (F. Rosinaldo Machado)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)