Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia do Médico, Dia Mundial da Menopausa,  Estivador, Pintor e Securitário (quem trabalha em companhia de seguros). Católicos lembram São Lucas Evangelista, citado como o biógrafo da Mãe de Jesus.

FATOS: 1009 — O califa fatímida Aláqueme Biamir Alá destrói a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. 1517 -0 Nasce o padre Manoel da Nóbrega, chefe da primeira equipe de jesuítas a chegar ao Brasil, e o primeiro religioso a defender que os índios mantivessem suas culturas. 1570 – Morre o padre Manoel da Nóbrega.  1836 – Nasce Benjamin Constant, um dos líderes da proclamação da República.  1847 — Descoberta do asteroide Flora por John Russell Hind. 1859 – Morre Clarles Gonoud, autor do clássico “Ave Maria”, inicialmente composta por Johann Sebastian Bach, nomeada por “Meditação”. 1915 – Nascia Sebastião Bernardes  de Souza Prata, o maior ator negro do teatro e cinema – Grande Otelo. 1931 – Morria Thomas Edison, inventor, dentre outras coisas, da lâmpada elétrica. 1945 – Espiões roubam nos EUA o projeto de construção de uma bomba atômica e o entregam à União Soviética. 1954 – Morte de Roquete Pinto, o “pai” da rádiodifusão brasileira e membro da Missão Rondon de 1907. 1963 — Félicette, uma gata urbana parisiense preto-e-branca, se torna a primeira gata lançada no espaço. 1967 — A sonda soviética Venera 4 chega a Vênus e se torna a primeira espaçonave a medir a atmosfera de outro planeta.

FOTO DO DIA: Distante 16 quilômetros do centro de Porto Velho, por via asfaltada até o fim da estrada do Aeroclube (KM 9), daí mais sete quilômetros pela estrada 13 de Setembro, piso de barro ou muita lama, fica a Colônia Viçosa, homenagem dos cearenses que desbravaram aquela região e, numa das muitas curvas, a igrejinha de Nossa Senhora Auxiliadora, onde a comunidade se encontra para rezar e trocar ideia. A igreja foi construída por dois dos primeiros moradores, o casal Romão e Maria, cujos corpos foram sepultados dentro do templo. A comunidade mantém alguns costumes tradicionais, como a realização de uma festa folclórica no último final de semana de maio, e o modo de falar, trazido pelos pais que vieram da região cearense de Viçosa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

RONDÔNIA1922 – O centenário da Independência teve várias cerimônias em Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio, .cidades que depois comporiam Rondô

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)