Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE MARÇO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1961 – Alberto Alvarenga Mafra assume pela primeira vez  o governo do Território. (2) Na segunda foi de janeiro a abril de 1964.

COMEMORA-SE

1961 – 1961 – Alberto Alvarenga Mafra assume pela 1ª vez  o governo do Território (Tereza Chamma, Cadernos de Guajará-Mirim). Na segunda (janeiro a abril/ 1964, saiu preso (Montezuma Cruz, site rondonia.ro.gov.br).

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Imigração Judaica e Dia de Demolay, o braço jovem da maçonaria. Católicos lembram Santo Anselmo e São Cirilo.

FATOS

1314 — Tiago de Molay, último grão-mestre dos Cavaleiros Templários, e companheiros, morrem queimados na fogueira. 1858 - Nasce Rudolf Diesel, Inventor Dos Motores A Diesel.  1922 — Na Índia, O Líder Pacifista Mahatma Gandhi É Sentenciado A Seis Anos De Prisão Por Desobediência Civil. 1965 —  Cosmonauta Aleksei Leonov (Urss), Deixa A Nave Espacial Voskhod 2 Por 12 Minutos. É O Primeiro Homem A Caminhar No Espaço. 1975 – Morre o piloto Brasileiro José Carlos Pace, Campeão Do Grande Prêmio Brasil De Fórmula 1, em 1975. 1989 - Uma Múmia De Quatro Mil E Quatrocentos Anos É Encontrada Na Pirâmide De Quéops, No Egito.

FOTO DO DIA

No final da década de 1960 uma imensa corrente de brasileiros oriundos, em grande maioria, da região centro-sul do país, começaram a chegar a Rondônia, viajando pela BR-364, em busca de uma nova oportunidade de vida e, nesse movimento, começaram a fortalecer as pequenas comunidades nascidas da implantação (1907/1909) da linha telegráfica pelo Marechal Rondon, ou criando eles próprios outras, como foi o caso de Cacoal, que 10 anos depois já era a cidade-referência para a ocupação da região central do Estado, sendo hoje um grande centro econômico do interior rondoniense. Foto da Avenida 2 de Julho em 1978 (Acervo José Vanir de Pieri)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) inaugura agência em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)