Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Mundial dos Museus. Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Dia dos Vidreiros (profissionais que manipulam esse material). Dia Nacional do Coquetel.

Católicos lembram Félix de Cantalice (ou de Porro), São Érico da Suécia, ,, São João I. Museus

RONDÔNIA

2003 – Em Ji-Paraná é fundada a Academia Ji-paranaense de Letras – AJIL.

BRASIL

1883 - Nasce Eurico Gaspar Dutra, 16º presidente do Brasil (1946/1951). Em 1912 -  Domingos Antônio da Guia; O Divino Mestre 1944 -  1999 - Morre o escritor Alfredo de Freitas Dias Gomes, autor de “O Bem Amado”, “O Pagador de Promessas” etc. 2000 – Morre Domingos Antônio da Guia,  o “Divino Mestre”, zagueiro do Brasil, 3º lugar na Copa de 1938, França. 


MUNDO

1897 — Frank Capra, cineasta, citado como um dos grandes da cinegrafia. 1910 - O cometa Halley, que a cada 76 anos passa próximo da Terra, é visto no céu. 1920 - Nasce Karol Jósef Wojtyla, mais tarde Papa João Paulo II. 1990 - As Alemanhas Ocidental e Oriental unificam suas moedas seis meses após a queda do Muro de Berlim.

FOTO DO DIA

Fim da visita do presidente Getúlio Vargas a Porto Velho, dia 13 de outubro de 1940. Antes de embarcar na canoa que o levou do barranco da Madeira-Mamoré ao hidroavião ancorado um pouco adiante, no Rio Madeira, uma multidão se despediu de Vargas durante todo o trajeto de onde estava hospedado até ao porto, mas ao invés da tradicional foto com autoridades e pessoas gradas, Getúlio posou (talvez por solicitação delas, ou dele próprio) com jovens e senhoras da cidade, uma delas, de casaco preto, a consulesa da Bolívia. Coincidência ou não, exatos dois anos e 11 meses depois, no dia 13 de setembro de 1943, Getúlio assinou o Decreto de criação de cinco Territórios Federais, inclusive o de Rondônia, então com o nome de “Guaporé”. (F. acervo Esron Menezes, doado a Lúcio Albuquerque)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)