Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Mundial dos Museus. Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Dia dos Vidreiros (profissionais que manipulam esse material). Dia Nacional do Coquetel.

Católicos lembram Félix de Cantalice (ou de Porro), São Érico da Suécia, ,, São João I. Museus

RONDÔNIA

2003 – Em Ji-Paraná é fundada a Academia Ji-paranaense de Letras – AJIL.

BRASIL

1883 - Nasce Eurico Gaspar Dutra, 16º presidente do Brasil (1946/1951). Em 1912 -  Domingos Antônio da Guia; O Divino Mestre 1944 -  1999 - Morre o escritor Alfredo de Freitas Dias Gomes, autor de “O Bem Amado”, “O Pagador de Promessas” etc. 2000 – Morre Domingos Antônio da Guia,  o “Divino Mestre”, zagueiro do Brasil, 3º lugar na Copa de 1938, França. 


MUNDO

1897 — Frank Capra, cineasta, citado como um dos grandes da cinegrafia. 1910 - O cometa Halley, que a cada 76 anos passa próximo da Terra, é visto no céu. 1920 - Nasce Karol Jósef Wojtyla, mais tarde Papa João Paulo II. 1990 - As Alemanhas Ocidental e Oriental unificam suas moedas seis meses após a queda do Muro de Berlim.

FOTO DO DIA

Fim da visita do presidente Getúlio Vargas a Porto Velho, dia 13 de outubro de 1940. Antes de embarcar na canoa que o levou do barranco da Madeira-Mamoré ao hidroavião ancorado um pouco adiante, no Rio Madeira, uma multidão se despediu de Vargas durante todo o trajeto de onde estava hospedado até ao porto, mas ao invés da tradicional foto com autoridades e pessoas gradas, Getúlio posou (talvez por solicitação delas, ou dele próprio) com jovens e senhoras da cidade, uma delas, de casaco preto, a consulesa da Bolívia. Coincidência ou não, exatos dois anos e 11 meses depois, no dia 13 de setembro de 1943, Getúlio assinou o Decreto de criação de cinco Territórios Federais, inclusive o de Rondônia, então com o nome de “Guaporé”. (F. acervo Esron Menezes, doado a Lúcio Albuquerque)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO PREPARA NOVO DIÁCONO

PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO PREPARA NOVO DIÁCONO

No ano que comemora meio século de sua passagem à condição de paróquia, a igreja de São Cristóvão, no bairro do mesmo nome em Porto Velho, celebrou a

NO MUNDO DOS ESPORTES

NO MUNDO DOS ESPORTES

COPA 2026 O sorteio dos grupos da Copa do ano que vem, deve ser realizado amanhã, 5 de dezembro, em Washington DC. Serão 48 seleções divididas em 12 g

NO MUNDO DOS ESPORTES 1 de dezembro de 2025 COPA VERDE

NO MUNDO DOS ESPORTES 1 de dezembro de 2025 COPA VERDE

COPA VERDEA Copa Verde, disputada por clubes do Norte, acontece em 2026 de 25 de março a 7 de junho. O maior campeão é o Paissandu (PA) que ganhou cin

No muno dos esportes

No muno dos esportes

COPA SÃO PAULOCom início marcado para 2 de janeiro, a “Copinha” – Copa São Paulo de Futebol Júnior/26, que terá como representante de Rondônia o União

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)