Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE MARÇO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

Em m 1900 – Extinta a República do Acre, criada por Luiz Gálvez Rodrigues de Arias, em terras bolivianas onde, 3 anos depois, os seringueiros iniciariam a Guerra do Acre ao fim da qual a região foi anexada ao Brasil. 2020 – Entra em vigor o decreto 24871, estabelecendo “situação de emergência no âmbito da Saúde Pública” em Rondônia, para “prevenção ao contágio e enfrentamento ao novo coronavírus”. O primeiro de uma série.

COMEMORA-SE

Dia da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, Dia Nacional do Teatro do Oprimido e Dia do Ouvidor. Católicos lembram Santo Heriberto, Santo Hilário, São Ticiano e Santa Eusébia. 

FATOS

1911 – Nasce, na Alemanha, Josef Mengele, médico nazista conhecido por   “anjo da morte”. 1926- Nascia um gênio do humor: o comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor Jerry Lewis. 1930 – O São Paulo Futebol Clube realiza sua partida de estreia, contra o Ypiranga: 0x0. 1955 – Nasce o grande nome da cinegrafia brasileira, Bruno Barreto, cuja obra “Dona Flor e seus dois Maridos” teve mais de 10 milhões de espectadores; também “Gabriela Crravo de Canela”.  1957 — Brasil: criação da Rede Ferroviária Federal, reunindo 18 ferrovias, visando promover e gerir o desenvolvimento no setor de transportes ferroviários. Extinta em 2007. 1958 — É inaugurado o Parque Zoológico de São Paulo. 1990 — O presidente Fernando Collor de Mello manda confiscar todas as cadernetas de poupança  com mais de 50 mil cruzeiros.

FOTO DO DIA

Rolim de Moura, década de 1970. A R0-10, que liga a BR-364 à altura de Pimenta Bueno, ao Vale do Guaporé, corta também as cidades de Primavera, Novo Horizonte e Nova Brasilândia. No inverno, à época do início da colonização, o acesso ao então Setor Rolim de Moura, que era parte do Projeto Integrado de Colonização Gy Paraná, levava dias devido aos sucessivos atoleiros  A larga Avenida 25 de Agosto, que corta a cidade, ainda era toda de barro. A pista, com 100 metros de um lado ao outro, irritou o governador Jorge Teixeira em sua primeira ida lá em 1979, quando comentou que só um “cabeça de jegue” poderia ter aberto uma avenida tão larga, e que não teria prefeito que pudesse urbanizar aquela imensidão. Teixeira, que morreu em 1987, talvez nunca imaginasse a bela obra em que a “25 de Agosto” foi transformada. Se todos os “cabeças de jegue” tivessem a mesma iniciativa com certeza nossas cidades seriam mais bonitas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) inaugura agência em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)