Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE ABRIL! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1969 – Inaugurado o aeroporto Belmont, em Porto Velho, depois Governador Jorge Teixeira.  

 COMEMORA-SE

Dia do Sacerdócio. Dia Mundial da Voz. Dia Nacional do Leonismo. Católicos lembram Santa Maria Bernadete (ela viu Nossa Senhora de Lurdes), São Bento José e Santa Engrácia de Saragoza. 

FATOS

73 — A fortaleza judaica Massada cai sob o domínio romano, terminando com a Grande Revolta Judaica. 1521 — Reforma Protestante: a primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms. 1889 — Nasce Charlie Chaplin, ator e cineasta britânico.  1912 — Harriet Quimby se torna a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha pilotando um avião. 1961 —Fidel Castro declara que Cuba adotará o comunismo. 1984 – O maior comício do movimento “Diretas Já”, com 1,5 milhão de pessoas no Vale do Anhangabaú (SP). 2007 – Morre a brasileira Maria Lenk, a primeira mulher sul-americana a competir em Olimpíadas, em Los Angeles, 1932. 

FOTO DO DIA

1982 – Aniversário do governador Jorge Teixeira (ao centro com a esposa Aída Oliveira). Na escadaria da residência dele, o coral infantil fez uma apresentação comemorativa também à recente passagem de Rondônia à condição de Estado. O coral, que tinha como maestrina e coralista a professora Ivete Magalhães (sentada em baixo com o marido o professor Gesson Magalhães), era presença constante nos eventos principais realizados em datas diversas na capital rondoniense. O grupo de cantores era formado por alunos de diversas escolas públicas e, na ocasião emocionou Teixeira ao entoar o Hino de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) inaugura agência em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)