Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1915 – Pelo decreto o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia cria  a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte.

1921 – O prefeito padre Raymundo Oliveira solicita ao ministro da Fazenda a extensão da isenção fiscal sobre importação de gado boliviano para consumo de Porto Velho. 

1947 – Destacando reinar no Território “a mais perfeita ordem”, a Polícia fechou a sede do Partido Comunista.

1951 – Chega amanhã a Porto Velho da imagem Peregrina de Nossa Senhora Auxiliadora, que fica alguns dias para visitação pública.

1981 – Garantias de vida para depor em Porto Velho, é o pedido de uma testemunha do assassinato do advogado Agenor Carvalho, para vir depor. 

1983 – Dom Antonio Possamai (1929/2018) assume o bispado de Ji-Paraná.

1985 – O ex-deputado estadual Angelo Angelim assume o governo do Estado, substituindo Jorge Teixeira, no cargo desde 1979.

15 – 1991 – Inspeção do Ipem comprova que as botijas de 13 Kg de gás, vendidas em Rondônia têm só 12,50 Kg.

HOJE É

Dia Internacional das Famílias. Dia do Assistente Social. Dia de Combate à Infecção Hospitalar. Dia do Gerente Bancário. Dia de Conscientização Quanto à Mucopolissacaridose. Dia Internacional da Latinidade.

Católicos celebram Santa Solange, Santo Isidro, São Torquato, São Ruperto de Bingen,

BRASIL

2010 – Um incêndio destrói um grande acervo de animais venenosos, no Laboratório de Répteis do Instituto Butantan. 1970 — A moeda brasileira (Cruzeiro Novo), volta a ser “Cruzeiro”. 2016 – Morre Cauby Peixoto (n. 1931), um dos mais versáteis intérpretes da música brasileira.

MUNDO

1891 — Papa Leão XIII publica a encíclica “Rerum Novarum, defendendo os direitos dos trabalhadores e os direitos de propriedade, origem da Doutrina Social da Igreja”. 1948 — Tropas  do Egito, Transjordânia, Líbano, Síria, Iraque e Arábia Saudita invadem Israel, iniciando a 1ª Guerra árabe-israelense.

FOTO DO DIA

Há 40 anos em meio a muitas incertezas – até porque ia herdar uma gestão sem dúvida vitoriosa de seis anos e um mês, o praticamente desconhecido deputado estadual Angelo Angelin assumia o governo do Estado em meio à briga de seus principais fiadores.

Indicado ao governo pela coligação PFL (com ex-Arena, ex-PDS e remanescentes dos “cutubas”) e PMDB (com MDB e ex-“peles curtas”), aliança cheia de diferenças irreconciliáveis, especialmente em razão da disputa de cargos.

Um dos problemas a administrar era eleição municipal daquele ano, quando Porto Velho, depois de quase 60 anos elegeria seu prefeito, além da dissidência do grupo de deputados de seu partido, o PMDB, contra o próprio Angelin.

A situação piora quando o deputado Amir Lando, PMDB, líder de Angelin na Assembleia Legislativa, sabendo da crise em sua bancada, ao invés de um discurso conciliador, praticamente intima os insatisfeitos a deixar o partido.
(Angelin discursando, ao lado a esposa, atrás o ex-governador Jorge Teixeira e esposa – Foto Machado)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)