Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA Bom dia, 14 de fevereiro


Luiz Cézar Auvray Guedes - Gente de Opinião
Luiz Cézar Auvray Guedes

RONDÔNIA

1918 – A lancha boliviana “Mequens”, com uma carga de borracha brasileira e documentos fiscais da Bolívia, foi apreendida em Presidente Marques (G.Mirim). 

1954 – Com missa, retreta, desfile e várias atividade esportivas, a Guarda Territorial (atual PM) comemora seu 10º ano de criação. 

1976 – O orçamento do Território de 1976 será de CR$ 204 milhões, conforme o secretário de Planejamento Cesar Alvray Guedes. 

1978 – O padre Franco Vialeto celebra a 1ª missa em Rolim de Moura, distrito de Cacoal. 

1983 – Com todos os clubes lotados – o Botafogo liderando em público – o carnaval portovelhense manteve a tradição de acabar a folia no “encontro de bandas e blocos” na Praça Rondon.

1991 – Saldo da folia de momo em Porto Velho: Apedrejamento de ônibus, gangues infernizando brincantes no “Carnaval do Povo” e muita violência. 

HOJE É

Dia Internacional da Doação de Livros. Dia Mundial do Amor. 

Católicos celebram início da Quaresma (data móvel), São Valentin, São Metódio, São Cirilo, São Zenão, São João Batista da Conceição,

BRASIL

1630 — Começa a resistência contra as Invasões holandesas no Brasil.  1944 - Nasce o cantor Reginaldo Rossi, o "Rei do Brega" (+2013), principais sucessos “Garçom”, “Leviana” e outros.

MUNDO

1949 — O parlamento israelense (Knesset)  se reúne pela 1ª vez. 2005 - Lançado oficialmente o site de compartilhamento "You Tube". 1876 — Alexander Graham Bell solicita uma patente para o telefone.

FATO DO DIA

LUIZ CEZAR, O PLANEJADOR

Filho do governador Humberto da Silva Guedes (1975/79), o economista Luiz Cezar Auvray Guedes é um desconhecido, apesar do saldo positivo de seu trabalho no período em que foi o secretário de Planejamento do Território.

Aqueles quatro anos foram, se não os mais difíceis para qualquer planejador do Território, os que muito exigiram da equipe de governo, em razão das demandas enormes, e das condições mínimas. 

Em 1976, seis meses depois de assumir a área de Planejamento, Luiz Cezar tinha pela frente enormes desafios. Chegaram milhares de famílias em busca do Eldorado rondoniense, se instalando, muitas delas, a centenas de quilômetros da BR-364, mas precisando de estruturas mínimas para produzirem. 

Sobre o governo Humberto Guedes, o jornalista Montezuma Cruz (*) cita: “O então secretário de planejamento Luiz Cézar Auvray Guedes (FOTO) recorreu à experiência do Estado do Pará para elaborar o 1º Plano de Metas de Rondônia”, visando atrair outros segmentos sociais para seu projeto. 

(*) https://rondonia.ro.gov.br/estado-de-rondonia-completa-39-anos-concretizando-sonhos-acalentados-desde-1960/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de setembro de 2025

RONDÔNIA1942 – Ferroviários da EFMM iniciam campanha para doar um avião à FAB para uso na II Guerra. 1946 – No Núcleo Agrícola do Iata começam a serem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de setembro de 2025

RONDÔNIA1917 – A comissão “Pró-Pátria Portuguesa”, de Porto Velho, enviou ao governo português 234 mil réis, para os filhos dos soldados mortos na I G

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de setembro de 2025

RONDÔNIA1922 – A Loja Maçônica “União e Perseverança” (PVH) comemora o centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”.1

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 –Sede do município do mesmo nome desde 1914, Porto Velho permaneceu como vila só passando à condição de cidade 5 anos depois.1925 – O cas

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)