Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1939 – O governo do Estado de Mato Grosso, torna distrito de Ariquemes a localidade Santa Isabel do Candeias, em 1992 município de Candeias do Jamari. Em 1985 – Por volta das 23 horas a Justiça Eleitoral manda invadir a redação do jornal A Tribuna, sendo apreendida toda a edição do diário, supostamente por informações de que o matutino iria para as ruas com duras críticas ao candidato do PMDB Jerônimo Santana.

COMEMORA-SE: Dia Mundial da Gentileza. Católicos lembram Santa Agostinha Treontoni, Santa Francisca, São Nicolau I e Santo Estanislau.

FATOS: 1460 – Morre o Infante D. Henrique, chamado “O Navegador”, príncipe português, liderou as grandes navegações de Portugal.  1833 — Chuva de estrelas: efeito da queda de meteoros (estrelas cadentes) é visto do Canadá até o México. 1841 — James Braid vê pela primeira vez uma demonstração do magnetismo animal, o que leva ao seu estudo do assunto que ele chama de hipnotismo. 1883 -  Nasce Mascarenhas de Morais, que em 1944/45 seria o comandante daForça Expedicionaria do Brasil na II Guerra Mundial. 1965 — O presidente Castelo Branco promove uma reforma monetária e institui o Cruzeiro Novo como novo padrão monetário do Brasil. 1980 — Restabelecida a eleição direta para governadores e o fim dos senadores biônicos; mantidos os mandatos em curso. 1994 – Primeira viagem com passageiros pelo Túnel da Mancha, entre a Inglaterra e a França. 1486 — Nasce João Maier, teólogo alemão, crítico da da reforma protestante implementada por Martinho Lutero. 2015 —Terroristas do estado islâmico promovem um massacre em Pris, matando 130 civis e deixando 368 feridos.

FOTO DO DIA: O espetáculo do Sol “indo embora” se escondendo por detrás da selva da margem esqueereda do Rio Madeira, depois de um dia inteiro sobre a cidade de Porto Velho, mas mostrando que além da temperatura ficar muito alta durante a noite,  no novo amanhecer que viria a seguir ninguém esperasse um calor menor. Um cena comum no período chamado “verão amazônico”, que vai da metade de abril a fim de outubro a cda ano.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

RONDÔNIA1922 – O centenário da Independência teve várias cerimônias em Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio, .cidades que depois comporiam Rondô

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)