Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 12 de outubro de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 12 de outubro de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1910 – Inaugurado o serviço telegráfico de Vilhena, agora instalado na Casa onde funciona o Museu Rondon

1919 – Interligado com a estação de Presidente Marques (Abunã) funciona o telégrafo até as prefeituras do Acre, a partir de Presidente Marques (Abunã).

1941 – As meninas Nilse Bartolo e Marina de Castro foram as “madrinhas” das novas locomotivas da Madeira-Mamoré, a 15 e a 16.

1978 – O governador Humberto Guedes é o 1º, no cargo, a visitar Rolim de Moura, ainda distrito de Cacoal.

1978 – Inaugurada a Rádio Alvorada, a 1ª de Ji-Paraná. 

1987 – Para o deputado Silvernani Santos, a omissão do IBDF e da Funai beneficia a extração ilegal de madeira em área indígena, o que caminha para uma tragédia. 

1989 –A doação de um gerador da Ceron, de Porto Velho para a Guiana, é um “crime contra nosso povo que não tem luz elétrica” acusou o deputado Osvaldo Piana. 

2004 - Falece Beatriz Ferreira da Silva, a 1ª professora contratada para dar aulas em Vila Rondônia

HOJE É

Dia da Criança.  Dia do Corretor de Seguros. Dia Nacional do Mar. Dia do Engenheiro Agrônomo. Dia Nacional da Leitura. 

BRASIL

1717 – Pescadores descobrem uma imagem de Nossa Senhora – mais tarde Nossa Senhora Aparecida. 1808 – D. João VI funda o Banco do Brasil. 1931 – Inauguração da estátua do Cristo Redentor (RJ 

MUNDO

1799 — Jeanne Geneviève Labrosse (1775/1847) é a 1ª mulher a saltar de um balão com um paraquedas. 1964 — A União Soviética lança o Voskhod 1, a 1ª nave espacial para várias pessoas.

Católicos celebram Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil, São Serafim do Monte, São Hedisto, 

FOTO DO DIA

GETÚLIO – DIAS CHEIOS EM PORTO VELHO

O 2º dia da visita do presidente Getúlio Vargas foi bem cheio. Pela manhã foi ao quartel da 3ª Cia (FOTO), depois ao colégio “Dom Bosco”, colégio Auxiliadora, inaugurou o Grupo Escolar “Barão do Rio Branco” e o prédio dos Correios.

À tarde foi com Aluízio Ferreira inspecionar a construção da estrada Amazonas/Mato Grosso (altura do KM 6/7), visitou um sítio e lá tomou café com a família, sentou à sombra de árvores e aprendeu como abrir um ouriço de castanha.

Depois, no campo de aviação, recebeu o repórter da revista Life (EUA), para uma entrevista, e o governador do Território do Acre Hepaminondas Martins. À noite, homenagens de funcionários da Madeira-Mamoré.

Segundo Esron Menezes, na reunião com o governador do Acre que Vargas decidiu pela criação do Território Federal, com a capital em Porto Velho.

No dia 13, depois do café o presidente e comitiva viajam de volta ao Rio de Janeiro.

 (Foto Acervo Luís Claro)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO PREPARA NOVO DIÁCONO

PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO PREPARA NOVO DIÁCONO

No ano que comemora meio século de sua passagem à condição de paróquia, a igreja de São Cristóvão, no bairro do mesmo nome em Porto Velho, celebrou a

NO MUNDO DOS ESPORTES

NO MUNDO DOS ESPORTES

COPA 2026 O sorteio dos grupos da Copa do ano que vem, deve ser realizado amanhã, 5 de dezembro, em Washington DC. Serão 48 seleções divididas em 12 g

NO MUNDO DOS ESPORTES 1 de dezembro de 2025 COPA VERDE

NO MUNDO DOS ESPORTES 1 de dezembro de 2025 COPA VERDE

COPA VERDEA Copa Verde, disputada por clubes do Norte, acontece em 2026 de 25 de março a 7 de junho. O maior campeão é o Paissandu (PA) que ganhou cin

No muno dos esportes

No muno dos esportes

COPA SÃO PAULOCom início marcado para 2 de janeiro, a “Copinha” – Copa São Paulo de Futebol Júnior/26, que terá como representante de Rondônia o União

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)