Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 12 DE JUNHO


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 12 DE JUNHO - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – Reivindicando jornada de trabalho de 8 horas/dia sem desconto  em salários, operários da Madeira-Mamoré iniciam uma greve 

1938 – Escolas ao longo da ferrovia, abertas também a filhos de não funcionários, são benefícios anunciados pela EFMM na linha do trem. 

1940 – O delegado Emídio Marques Feitoza, em nota, adverte:   quem quer fazer festas, inclusive familiares, em casa, deve requerer a devida autorização legal.

1949 – Entregue ao governo do Território pela loja maçônica União e Perseverança, a escola “Samaritano”, em Porto Velho. 

1982 – Em Ji-Paraná o governador Jorge Teixeira fez duras cobranças aos candidatos do PDS “para com o futuro do Estado”.

12 – 1986 – O governo de Rondônia não reconhece direito à afirmação da governadora do Acre Iolanda Fleming, de que a região de Extrema seja parte daquele Estado.

12 – 1988 – A pressão imobiliária pode dar fim ao Pamos, patronato que a maçonaria mantinha e abrigava mais de uma centena de crianças ali internas. 

HOJE É

Dia do Correio Aéreo Nacional. Dia dos Namorados. Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Dia Mundial da Empatia.

Católicos celebram São Leão XIII, Santo Onofre Anacoreta, São João de Sahagun, São Gaspar Bertoni, 

BRASIL

1994 - A Seleção Brasileira de Basquete Feminino vence a Rússia (67x68) e é campeã no mundial na Austrália. 1926 — O Brasil se retira da Liga das Nações em protesto contra a admissão da Alemanha. 2014 - Começa a Copa do Mundo Fifa no Brasil.

MUNDO

l1965 - Os Rolling Stones lançam Satisfaction, que seria um grande sucesso. 1991 — Os russos elegem pela primeira vez seu presidente: Boris Iéltsin

FOTO DO DIA

DURA LEX NO GUAPORÉ (VII)

Para Walter Bartolo (1927/2012), fiel do Divino desde a década de 1960, como para muitos moradores antigos e novos do Rio Guaporé, o bispo dom Francisco Xavier Rey tem muito de santo. “Ele sempre traz as bênçãos do Espírito Santo que aqui é médico, advogado, é o remédio que cura o guaporeano, povo que precisa de mais atenção". 

Sobre a Festa do Senhor do Espírito Santo, em 2012 publiquei a entrevista dele (1). Alguns trechos: “A figura de dom Rey é tão forte que a Irmandade do Espírito Santo não permite que os Símbolos do Divino saiam do Guaporé (2).

Na virada do milênio Guajará-Mirim recebeu os Símbolos, em visita e homenagem no túmulo de dom Rey, na basílica construída por sua orientação e dedicada à Nossa Senhora dos Seringueiros. Pouco antes de morrer dom Rey fez um apelo ao novo bispo guajaramirense, dom Geraldo Verdier (1937/2017), para manter o apoio à Festa (o que vem sendo mantido).

(1) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/lucio-albuquerque/walter-bartolo-um-personagem-na-tradicao-da-festa-do-divino

(2) Neste ano de 2025 os símbolos do Divino foram também a Guajará.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)