Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 11 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 11 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Fim da I Guerra Mundial. Dia do Soldado Desconhecido. Dia Mundial da Qualidade.

Católicos lembram São Bartolomeu e São Martinho de Tours.

RONDÔNIA

Em 1722 – O sargento-mor Francisco de Mello Palheta deixa a cidade de Santa Maria de Belém, Província do Grão-Pará (que abrangia toda a Amazônia brasileira) e, em 128 canoas, explora os rios Madeira e Guaporé.

BRASIL

1904 – Revolta da Vacina: Irritados com a obrigatoriedade da vacinação contra varíola, determinada pelo cientista Osvaldo Cruz, moradores do Rio de Janeiro fazem protetos. 1955 — O presidente em exercício Carlos Luz, apoiado pelo governador paulista Jânio Quadros,  contrário à posse de JK na Presidência da República, embarca no cruzador Tamandaré mas o navio é detido e Carlos Luz obrigado a renunciar. 

MUNDO

1215 — O Quarto Concílio de Latrão  define a doutrina da transubstanciação (pela qual o pão e o vinho, na liturgia católica, representa transformar-se no corpo e no sangue de Cristo. 1799 — Alexander von Humboldt observa uma chuva de meteoros (as Leônidas), definindo a periodicidade do fenômeno. 1821- Nasce o escritor Fiódor Dostoiévski, um dos maiores romancistas e pensadores da história.  1918 - A Alemanha assina o armistício com os Aliados, é o fim da I Guerra Mundial.  1931- O químico Frederick Allison (EUA) anuncia a descoberta do halogênio, 38º elemento da tabela periódica. 

FOTO DO DIA

Como parte de seu contrato para documentar a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o fotógrafo norte-americano Danna B. Merril registrou para a história cenas e situações daquele período, os tipos humanos com trabalhadores de quase 50 países, os acidentes, a obra em si mesma e a luta do homem contra a selva o que ficava pior quando época do chamado “inverno amazônico”, incluindo aí os departamentos da megaestrutura montada para que o projeto pudesse ser concluído. O álbum documental realizado por Danna Merril , com fotografias em cianotipia (técnica feita à mão para imprimir negativos monocromáticos) tem anotações sobre cada imagem, como a de hoje - os pavilhões da lavanderia, com seus funcionários. No pé direto do fato o registro de Merril: “Edifícios da lavanderia com funcionários e administrador”. A foto é número 650 (registro em baixo no pé esquerdo). Foram milhares de fotos, entre os anos 1909 e 1910.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)