Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 1 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 1 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Trabalho. Dia Mundial do Trabalhador. Dia da Literatura Brasileira.

Católicos lembram São José Operário. São Jeremias.  

RONDÔNIA

1925 – Bula Pontifícia, assinada pelo papa Pio XI, cria a prelazia de Porto Velho.

BRASIL

1500 -  Caminha narra em carta ao rei de Portugal o descobrimento do Brasil. 1829 - Nasce o escritor José de Alencar. 1940 - O presidente Getúlio Vargas anuncia a lei do salário mínimo. 1941 – O presidente Getúlio Vargas cria a Justiça do Trabalho. 1943 – Pelo Decreto-Lei nº 5.452 o presidente Getúlio Vargas cria a CLT. 1947 – O presidente Eurico Dutra cria o Ministério da Previdência e Assistência Social. 1994 – O piloto Ayrton Sena morre no Circuito de Ímola.  2006 – A mando do presidente  Evo Morales, o exército boliviano invade a refinaria da Petrobras naquele país. 

MUNDO

1787 - Estreia da ópera As Bodas de Fígaro (Wolfgang Mozart). 1844 - O inventor Samuel Morse transmite o 1º telegrama, pelo Código Morse. 1887 - Início da greve geral (EUA) em Chicago, o que motiva a criação do Dia do Trabalhador. 1961 - Fidel Castro proclama Cuba como nação democrática.

FOTO DO DIA

Segundo o turismólogo Ivo Feitosa, há 87 anos (1.5.1925), o papa Pio IX criou (bula “Inter Nostri”) a Prelazia Nullius de Porto Velho, administrada pelos salesianos e como vigário o padre Antônio Carlos Peixoto, e só então iniciada a obra da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, cuja pedra fundamental aconteceu em 1917. As celebrações eram no barracão “Vaticano” da ferrovia Madeira-Mamoré, localizado nas proximidades onde hoje é a sede dos Correios (*). Em 1947 assume o primeiro bispo residente, Dom João Batista Costa aposentado em 1982, quando o papa João Paulo II (bula “Cum Prelaturae”), cria a Arquidiocese de Porto Velho, cujo primeiro arcebispo foi Dom José Martins da Silva. (Foto da construção inicial)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)