Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 26 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 26 de junho de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1872 – Engenheiros e trabalhadores desembarcam em Santo Antônio, onde seria o ponto inicial da Madeira-Mamoré (18)

26 – 1919 – Com a procissão com o andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, levado por “jovens senhorinhas”, foi encerrada a “kermesse”, sendo a arrecadação destinada à construção da igreja matriz de PVh.

1953 – A equipe da Divisão de Segurança e Guarda vai fiscalizar os preços de gêneros alimentícios, após denúncias de cobranças muito acima da tabela.

1982 – O presidente João Figueiredo sanciona a lei, aprovada pela Câmara Federal, criando a Universidade Federal de Rondônia.

1983 – Para o governador Jorge Teixeira as notícias de uma “limpa” no 1º escalão do governo, são geradas pelo grupo do senador Odacir Soares, vencedores da convenção regional do PDS.

1985 – Acusado por vereadores de “desmando administrativo”, o prefeito Tomás Correia (PMDB) responde: “É extorsão. O que querem é dinheiro e a prefeitura não pode atender”.

1989 – Entra em funcionamento a turbina 1 da hidrelétrica de Samuel, àquela altura ainda no município de Porto Velho. 

HOJE É

Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas (ONU). Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura (ONU). Dia Nacional do Diabetes. Dia do Metrologista.

Católicos celebram Santos João e Paulo – mártires,  São Josemaría Escrivá de Balaguer. 

BRASIL

1862 — Império do Brasil: O Sistema Métrico Francês é adotado no país. 1969 – Circula o semanário “O Pasquim”, em 1991 suja última edição. 

MUNDO

1819 – Denis Johnson (1760/1833) patenteia a 1ª bicicleta com semelhança mecânica às atuais. 2000 – Cientistas decifram o genoma humano. 1997 – Lançado o 1º livro da série Harry Potter.

FOTO DO DIA

O DRIBLE DE ALUIZIO NOS GRINGOS

10 de julho de 1931: pelo decreto lei nº 20.200, do presidente Getúlio Vargas, o governo brasileiro assume a administração da EFMM, nomeando o capitão Aluízio Ferreira, chefe do posto telegráfico de Santo Antônio, como diretor-geral da ferrovia.

Aluízio mandou o contingente militar do Posto das Linhas Telegráficas ocupar a estrada de ferro. “Teve passeatas, discursos e baile no clube Internacional” (*).

O historiador Esron Penha de Menezes contava o “drible” de Aluízio nos administradores estrangeiros para evitar que reativassem a ferrovia na madrugada do dia 10. 

“Às 5 horas o maquinista Heron, a mando da empresa, começou a aquecer a caldeira. Apareceram 2 bêbados, passando a provocar o maquinista (avô do jornalista William Jorge Heron). Policiais levaram todos para a delegacia”.

Esron seguiu: “Só havia um delegado na cidade e os 2 bêbados com o maquinista Heron, ficaram esperando até o fim da tarde, quando o delegado apareceu – ele ficara todo o tempo na casa de Aluízio”.    

(*) Yeda Pinheiro Borzacov, em “Em Memória a Aluízio Pinheiro Ferreira”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 DE JUNHO

RONDÔNIA1922 – O 1º centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”, será comemorado dia 17 em Porto Velho pela Loja Maç

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JUNHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JUNHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325

RONDÔNIA1920 – A eleição de um intendente (pela renúncia do ex-titular) transforma as ruas de Porto Velho em cenário de violência, com patrulhamento a

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 DE JUNHO

RONDÔNIA926 – O 1º quadro do Ypiranga não compareceu para o amistoso contra o União SportivA e o torcedor ficou sem “foot-ball” neste domingo. 1943 –

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)