Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA -1662. BOM DIA 15 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA -1662. BOM DIA 15 DE MARÇO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Escola, Dia Mundial do Direito do Consumidor. Dia Internacional Contra a Violência Policial


Católicos lembram  Santa Luísa de Marillac, Santo Clemente Maria Hofbauer, São Longuinho, São clemente Papa, B. Artemide Zati.

RONDÔNIA

1987 – Empossado o 1º governador eleito do Estado, o ex-deputado federal Jerônimo Santana. 1991 – O médico Osvaldo Piana, ex-deputado estadual, é o novo governador, único natural de Rondônia na função. 

BRASIL

1789 — Joaquim Silvério dos Reis denuncia ao Visconde de Barbacena a Inconfidência Mineira. 1944 – A Força Expedicionária Brasileira “FEB” ajuda a derrotar os alemães na batalha de Monte Cassino (Itália). 1967 — A "República dos Estados Unidos do Brasil" passa a ser denominada "República Federativa do Brasil". 1975 – Implantado o Estado do Rio de Janeiro, fundindo o Rio com o Estado da Guanabara. 1985 - Encerra o ciclo de governo militar no Brasil. 2001 — Onze mortos  na explosão da Plataforma P-36 da Petrobras na Bacia de Campos.

MUNDO

1493 — Cristóvão Colombo volta à Espanha após sua 1ª viagem à América. 1545 — Começa o Concílio de Trento, iniciando a contrarreforma à dissidência de Martinho Lutero. 1937 - Inaugurado em Chicago o 1º banco de sangue do mundo.

FOTO DO DIA

Na década de 1970, até 1980, um período muito difícil de Rondônia pela chegada de levas de migrantes, via BR-364, em busca de terra para viver, o que foi fundamental para o desenvolvimento do então Território e chegar à condição de Estado, vários sertanistas a serviço da Funai tiveram grande participação, tanto na atração de índios como para evitar choques maiores com os brancos que chegavam, atraídos pela fartura da terra em diversas regiões de Rondônia, casos de Francisco Meirelles, o seu filho Apoena, e um  deles foi o também sertanista Benamour Brandão Fontes (foto), em diversas frentes de atração. Benamour atuou durante o choque entre índios Uru-eu-uau-uau e colonos no Vale do Jamari. Os índios, numa das incursões, sequestraram o garoto Fábio Prestes, desaparecido desde então, em 1979.

ERRATA – A imperatriz Teresa Cristina, a “Mãe dos Brasileiros” nasceu em 1822 e não 1662.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)