Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 14 de setembro de 2023 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 14 de setembro de 2023 - BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – Aprovado pelas Assembleia Legislativa (AM) o projeto de Lei relatado pelo deputado Joaquim Augusto Tanajura, concedendo a Porto Velho  o título de “cidade”.

1938 – A suspensão de voos da Panair do Brasil, na rota Manaus/Porto Velho gerou críticas de usuários locais e da imprensa nacional, como o jornal carioca “Diário de Notícias”. 

1982 – O presidente João Figueiredo sanciona a lei que cria, com sede em Porto Velho, a seção da Justiça Federal  em Rondônia.

1985 – Perto de 39 mikl pessoas entraram em Rondônia, via BR-364, no primeiro trimestre deste ano, 13% a mais em relação ao mesmo período de 1984.

2011 - O Ibama emite licença de operação à Hidrelétrica de Santo Antônio (Rio Madeira), com capacidade instalada de 3.150 MW. 

COMEMORA-SE

Dia Latino-Americano e Caribenho da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação.  Dia Nacional do Frevo.

Católicos celebram Exaltação da Santa Cruz,

BRASIL

1563 — Celebrada a Paz de Iperoig, o 1º tratado de paz entre índios e brancos nas Américas (em Ubatuba – SP).

BRASIL

1905 — Nasce Ismael Silva (m. 1978), autor de clássicos como “Se você Jurar”. 

MUNDO 

1752 — O Império Britânico adota o calendário gregoriano, saltando onze dias (o dia anterior foi 2 de setembro). 1998 — João Paulo II publica a encíclica “Fides et Ratio” (Sobre as relações entre fé e razão). 1752 — O Império Britânico adota o calendário gregoriano, saltando onze dias (o dia anterior foi 2 de setembro).

FOTO DO DIA

PORTO VELHO E A CULTURA (II)

Entre 1915 e 19250 surgem vários jornais em Porto Velho, a maioria de duração efêmera. Um deles de nome bem estranho, foi o “Pun”, com textos comerciais em forma de versos. O único que perseverou foi o Alto Madeira (FOTO), circulando durante um século. 

Em 1940 intelectuais criam o “Centro Guaporeense de Letras”. Em 1950 circula o livro sobre a história local, escrito pelo odontólogo Antônio Cantanhede, o “Achegas para a História de Porto Velho”, da construção da Madeira-Mamoré até 1949. 

Aos poucos a Imprensa abrindo mais espaço para a cultura, vários eventos e entidades surgem no horizonte. 

Inaugurado em 1953, conforme o historiador Anísio Goraieb, a varanda do Porto Velho Hotel (atual Unir-Centro) aos finais de tarde era o ponto de encontro de intelectuais. Aos poucos a arte e a discussão literária cresciam.

Em 1976 a poetisa Kleonice (Kleo) Maryan lidera a fundação da Associação de Escritores de Rondônia. Os jornais Alto Madeira, Guaporé e a Tribuna têm colunas semanais sobre a cultura e a História regionais. 

Temas regionais ganham mais espaço. Em 1986 intelectuais se organizam e criam a Academia de Letras de Rondônia, a mais antiga de todas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

NO MUNDO DOS ESPORTES

NO MUNDO DOS ESPORTES

TRAIÇÃO OU?Sofia Lyskun, que já disputou várias competições internacionais e é a atual campeã europeia de saltos ornamentais, anunciou que assumiu a c

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)