Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 1 de fevereiro de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 1 de fevereiro de 2024 – BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1923 – Decreto do Superintendente Joaquim Tanajura, muda o nome da Praça Amazonas para “Praça Jonatas Pedrosa”, homenagem ao governador amazonense que criou o município de Porto Velho.

1948 – O governador Frederioco Trotta, como parte das comemorações do 5º aniversário de criação do Território (1943), inaugurou o painel de fotos dos ex-governadores.

1955 – Duas vezes deputado federal, ex-governador do Território e ex-diretor-geral da EFMM, Aluízio Ferreira perde para seu ex-aliado Joaquim Rondon, na 3ª eleição a deputado federal do Guaporé.

1976 – Na coluna “História Antiga” o historiador Esron Menezes lembra que desde 1946 lideranças locais falam em construir hidrelétricas, em Samuel, em Santo Antônio e em Teotônio.

1983 – O deputado estadual José Bianco é eleito como presidente da primeira formação do Poder Legislativo do Estado, ainda na condição de Poder Constituinte.

1990 – O professor Evandro Oliveira, da Unir, distribuiu com a imprensa cópia do decreto de doação do ex-Porto Velho hotel à Unir, o que é contestado pela Secretaria de Cultura/RO.

HOJE É

 Dia Nacional da Defesa Civil. Dia Nacional do Publicitário.

Católicos celebram Santa Brígida, Santa Veridiana,

Beata Ludovica Albertoni, 

BRASIL

1987- Ulysses Guimarães instala a Assembleia Nacional Constituinte. 2008 – Morre Beto Carrero (n. 1937) empresário circense. 

MUNDO

1851- Morre a escritora Mary Shelley, autora de Frankenstein. 1889 - Estreia da Opera La Bohème, de Giacomo Puccini, no Teatro Regio de Turim. 2018 — Arqueólogos descobrem cerca de 60 mil estruturas maias na Reserva da Biosfera Maia, 

FOTO DO DIA

A HORA DO PODER POLÍTICO

Instalado em 1982, criado pela Lei 41/1981, o Estado de Rondônia teve o compostos pela própria Lei os Poderes Executivo e o Judiciário.

Faltava o Legislativo, cujos primeiros deputados estaduais foram eleitos em outubro de 1982, mas só empossados a 1º de fevereiro de 1983, e restrito apenas à função Constituinte.

A Lei 41 estabeleceu: Art. 5º: “§ 2º - A partir da posse (dos deputados) e até a promulgação da Constituição, o Governador poderá expedir decretos-leis sobre todas as matérias de competência legislativa estadual.”

Era a hora do Poder Político se instalar, e coube ao mais votado dos deputados, o jiparanaense José Bianco, PDS, eleito pelos pares, presidir a Constituinte.

A Constituinte, cujo relator foi o deputado Amizael Silva, foi promulgada dia 6 de agosto, e a partir daí os deputados passaram a legislar.

(F. Exemplar da 1ª Constituição rondoniense, com rubrica dos constituintes)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)