Porto Velho (RO) sábado, 28 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

MOTO CLUBE FESTEJA 40 ANOS DO JOGO NO MARACANÃ E O BI DO COPÃO


 

MOTO CLUBE FESTEJA 40 ANOS DO JOGO NO MARACANÃ E O BI DO COPÃO - Gente de Opinião

Time Moto Clube em 1971, no Aluizão. Na foto temos seis personagens que estiveram no Maracanã:

A partir do goleiro Edson os quatro primeiros: Edson, Alcimar, Walter Santos e Bezerra; e os dois últimos da fila de baixo: Bacurau e o massagista Liberato. 

Foto: Dr. Rochilmer Rocha


Ex-dirigentes e ex-atletas do Moto Clube, que participaram do jogo da equipe alvi-rubra no Maracanã, em 1969, e dos dois títulos do Copão da Amazônia, em 1977 e 1978, vão comemorar neste sábado, com um jantar alusivo aos três eventos. 

O jogo no Maracanã aconteceu dia 21 de agosto de 1969, contra a seleção da Petrobras, reforçada por jogadores do América e do Bangu que disputavam o campeonato carioca profissional. 

Segundo o (atual) conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Rochilmer Mello da Rocha, do, foi o empresário Sílvio coelho quem conseguiu, junto à Confederação Brasileira de Desportos (CBD) que o Moto Clube fosse convidado. 

O então presidente do Moto Clube e que presidiu a delegação, Rochilmer Rocha, logo após receber a confirmação da viagem, procurou o governador do Território, Marques Henriques, que prometeu conseguir o avião da Sudeco, mas não conseguiu e as passagens foram bancadas pelo próprio dr. Rochilmer e pelo comerciante Moisés Mourão. 

Outros diretores do Moto Clube e passaram pelo comércio um "livro de ouro" para arrecadar dinheiro para as despesas e o uniforme, uma calça caqui e uma camiseta branca, foi comprado na loja Casa Saudade, em Porto Velho. 

A preparação do elenco foi acelerada e no dia 19 de agosto a delegação, que tinha como mascote o (atual) tesoureiro da seccional da OAB Rochilmer Rocha Filho, seguiu num YS-11 da Cruzeiro do sul rumo à cidade do Rio de Janeiro, onde ficou hospedada no próprio estádio do Maracanã. 

Na quarta-feira, um passeio pela cidade, o almoço na churrascaria "Porcão" e no dia seguinte o jogo, perante 140 mil pessoas, na preliminar de Brasil 6x2 Colômbia, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, o Moto entrou no Maracanã e trouxe de lá o troféu "Petrobras", entregue pelo prsidente da empresa ao capitão Walter Santos, do Moto. 

Walter Santos, capitão da equipe, resume assima emoção: "Porque estávamos hospedados no Maracanã ficamos no vestiário da seleção brasileira e ocupamos o "fosso" onde eles depois ficaram". 

"Quando chegamos ao local do aquecimento, ainda dentro dov estiário, eu não me segurei. Enquanto os outros chamavam, "volta!", "volta!", eu subi a escadaria e dei de cara com o público, muito mais gente do que já tinha visto reunida em toda a minha vida. Não dá para esquecer aquela multidão torcendo". 

O placar andou assim: Moto 1x0, Moto 1x1, Moto 2x1, Moto 2x2, Moto 3x2, Moto 3x3 Petrobras. Pelo time porto-velhense marcaram: Manoel, Bacu e Walter Santos. 

A delegação que saiu de Porto Velho no dia 19 de agosto, foi composta por: Presidente - advogado Rochilmer Mello da Rocha; Diretor - Sílvio Coelho (empresário que conseguiu o convite da CDB para o Moto jogar); Técnico - Antonio (Odete) Nogueira; Jogadores - Edson, Toninho, Gervázio, Walter Santos, Bezerra, Alcimar, Dario, Pelado, Manoel, Bacu, Bacurau, Nazaré, Raimundinho, João Garrafa, Pepeu e Marcos; massagista Liberato e roupeiro Russo. 

Em 1977 o Moto Clube disputou o Copão da Amazônia (torneio entre campeões do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima) em Macapá e em 1978 e Boa Vista, granhando o bicampeonato, 

Este torneio era realizado entre os dias 7 e 13 de setembro.

 Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE NOVEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA: Em 1907 – Pelo decreto 6.752 a firma norte-americana The Madeira-Mamoré Railway Company é autorizada a operar no Brasil, para construir a Fe

O DIA NA HISTÓRIA - SALVE DIA 27 DE NOVEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - SALVE DIA 27 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Luta Contra o Câncer de Mama. Dia do Técnico da Segurança no Trabalho. Católicos lembram data consagrada a Nossa Senh9ora

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE NOVEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA: 1975 – Criada a Polícia Militar de Rondônia, pela Lei nº 6.270, cuja regulamentação só foi baixada a 11 de janeiro de 1977, através do Decre

EURO – uma homenagem de amigos que trilharam o jornalismo com ele

EURO – uma homenagem de amigos que trilharam o jornalismo com ele

A pouco menos de dois meses para completar 99 anos, o mais conhecido jornalista de Rondônia, Euro Tourinho, foi chamado, certamente, para dirigir ou