Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

JANEIRO O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE JANEIRO!


JANEIRO O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

Em 1904 – A Câmara Federal aprova a Lei nº 5, abrindo crédito para atender despesas geradas pelo Tratado de Petrópolis. 1926 – Liderados pelo coronel Paulo Saldanha fiéis católicos concluem a construção da primeira igreja de Guajará Mirim, dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 1968 – O decreto federal 58.501 coloca a ferrovia Madeira-Mamoré em processo de erradicação.  1982 – O governador Jorge Teixeira instala o Poder Judiciário de Rondônia.

COMEMORA-SE

Dia do carteiro. Dia da Bossa Nova. Católicos lembram Santo Ananias, Santo Gregório de Nazianzo  e Dia da conversão de São Paulo.

FATOS

1554 - 0s padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundam o colégio que deu origem à cidade de São Paulo. 1890 — Assinado o Tratado de Montevidéu, uma tentativa de solucionar a Questão de Palmas entre o Brasil e a Argentina. 1934 — Fundação da Universidade de São Paulo (USP). 1917 – Nasce Jânio Quadros, presidente brasileiro que renunciou em 1961. 1927 — Nasceu o músico Tom Jobim autor, com Vinícius de Morais, da música brasileira mais conhecida no mundo, Garota de Ipanema. 1984 — Acontece na praça da Sé, em São Paulo, um dos principais comícios em favor da campanha Diretas Já, que pedia eleições diretas para presidência da República. 2006 — Publicação da primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est (Deus é Amor). 2019 — Barragem de rejeitos, controlada pela Vale S.A., rompe em Brumadinho, Minas Gerais, deixando 206 pessoas mortas e 102 desaparecidas.


FOTO DO DIA

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guajará-Mirim, teve início sua construção em 1923, sob responsabilidade de uma comissão coordenada pelo coronel Paulo da Cruz Saldanha, e inaugurada em 1926. O templo é carinhosamente chamado “igrejinha”, e atualmente tornou-se o centro oração litúrgica das Monjas Beneditinas, sempre aberto à visitação, inclusive para casamentos e batizados. É uma das atrações turísticas de Guajará-Mirim, estando sempre aberta para orações e visitações.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)