Sexta-feira, 10 de março de 2017 - 20h45
HISTÓRIAS DO LÚCIO
Lúcio Albuquerque, repórter
O ano seria aí 1978 – o Montezuma Cruz é capaz de lembrar – e de repente ficamos sabendo que entre duas tribos (Zoró x Suruí) na região de Espigão d’Oeste estava havendo uma espécie de guerra e lá fomos nós dois até o posto Sete de Setembro, dentro da reserva Suruí .
A informação era que a disputa estava acontecendo em razão do rapto de duas índias por membros de uma das tribos, e a coisa seria resolvida na base da disputa pela força. Pode parecer coisa maluca, mas era do que nós fomos, eu e o Monte, atrás.
Chegamos ao posto e fomos direto para a casa grande, onde estaria o sertanista Apoena Meirelles, imaginando que ele estaria muito ocupado tentando negociar para acabar a disputa.
No posto, estava o Apoena: deitado em uma rede, se abanando com uma folha grande de um mato qualquer. Com aquele sorriso de sempre queria saber o que nós tínhamos ido fazer lá.
Quanto à guerra dos índios? Não, não foi como nos ensinaram os filmes americanos da conquista do oeste. Acabou dias depois. Quem venceu? Nem lembro mais se houve vencedor.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 DE JUNHO
RONDÔNIA1920 – O Ypiranga Sport Club inicia a construção do muro em torno do “Stadium Paulo Saldanha” em Porto Velho. 1946 – Em Fortaleza (CE) mais d
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO
RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) inaugura agência em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO
RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO
RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co