Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Santuário do Samba - Bar do Calixto terá ato simbólico nesta quinta-feira


Santuário do Samba - Bar do Calixto terá ato simbólico nesta quinta-feira - Gente de Opinião

A iniciativa partiu dos frequentadores da roda de samba mais tradicional da capital.

Inconformados com a operação policial que interrompeu as atividades do bar e dos músicos no último dia 2, convocam todos que colaboram com a cultura para um abraço simbólico no estabelecimento nesta quinta-feira, a partir das 19:30 hs.

A orientação é para que todos compareçam vestidos de branco e usem a fala para defender o ‘santuário do samba’.

A batucada dos tantãs foi silenciada em razão de uma denúncia de poluição sonora feita em nome de uma associação de funerárias. O bar tem décadas de funcionamento e uma funerária se instalou há poucos anos, desde então, o samba passou a ser visto como um problema.

Os frequentadores se indignaram com a quantidade de viaturas e policiais empregados na operação, desproporcional para resultar na apreensão de uma caixa e uma mesa de som.

Para pessoas ouvidas pela reportagem e que testemunharam a operação, o grande aparato policial utilizado foi para intimidar e acabar com a popular roda de samba do bairro de Santa Bárbara.

Ao pequeno bar tocado por uma família da comunidade foi aplicada uma multa de cinco mil reais.

Conforme Auto de Infração, os níveis de decibéis encontrados estavam 16,57 acima do que determina o Art. 81, do decreto  n 7.903 97.

De dia são permitidos 55 decibéis e no período noturno, 45 decibéis.

A proprietária reclama que não foi notificada para evitar a infração.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da Polícia Militar de Rondônia para questionamentos ao Batalhão Ambiental e aguarda resposta via e-mail para atualizar informações.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)