Quinta-feira, 21 de julho de 2016 - 08h40
O povo Paiter Suruí e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram um termo de cooperação para desenvolver cursos de ensino superior na área indígena Sete de Setembro, no município de Cacoal, em Rondônia.
A intenção, futuramente, é fundar uma universidade indígena, mas a partir de 2017 os Suruí já esperam ter acesso a alguns cursos superiores.
Diversas atividades programadas para o mês de agosto deste ano serão realizadas com os índios e professores da universidade. A partir destes encontros serão estabelecidas as bases para os cursos. A intenção é oferecer cerca de 15 formações, entre elas, gestão ambiental, biologia, administração e direito.
Para o líder Almir Suruí, uma universidade dentro do território vai contribuir para que o conhecimento adquirido seja aplicado para o próprio povo. Ele espera que outras instituições também ofereçam essas parcerias.
“A gente tá feliz. Espero que outras universidades também busquem esse exemplo da Unicamp. Essa universidade vai ajudar que a gente conserve e respeite a nossa cultura.”
A ideia de criar uma Universidade Indígena no território Suruí surgiu a partir seminários realizados pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp, no ano passado. A coordenadora do Centro, professora Ítala D’Ottaviano, reforça a valorização cultural de cada povo, a partir da iniciativa.
“Do ponto de vista do país, das nossas comunidades indígenas, esse trabalho é muito interessante porque ele poderá, ele visa valorizar línguas e culturas locais do país de maneira reflexiva, colocando a reflexão acadêmica.”
Os cursos, inicialmente, serão ministrados no Centro de Formação Suruí, até a construção de uma sede para a universidade. De acordo com o líder Almir Suruí, indígenas e não indígenas poderão cursar as faculdades.
Fonte: Radioagencia
Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira
Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro
Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira
Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora
Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta
A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô
Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia
Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a