Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Pirarucu, o anarquismo caboclo - Por Antônio Serpa


 

Gente de Opinião

Por Antônio Serpa, Basinho

“Foi bonita a festa, PA! Fiquei contente e ainda guardo renitente um velho cravo para mim!”

Por um momento então a Paz se fantasiou de Alegria do Povo e caiu na folia!

Lá estavam as lindas crianças para garantir e testemunhar que a guerra era só uma Batalha de Confete e serpentinas!

Sem cordão de isolamento, sem Polícia nem milícia, porém com muita bagunca e malícia e autêntica alegria correndo nas veias, o Anarquismo Caboclo reinou soberano por entre as ruas, vielas e alamedas da cidade do Porto, como um metaforico cessar-fogo sarcástico imposto sorridente à República em grave ensaio de convulsão social face aos desmandos do déspota de plantão!

Gente de Opinião

Olinda é aqui! A Bahia de Bola Sete somos todos nós! Idem o Pará de Marise Castiel! Porque somos também Maranhão, Pernambuco, Ceará de Iracema, Silvio Santos e Bainha, a Banda de Ipanema e do Vai Quem Quer a um só tempo! A estação beradeira desbunde desvairado!

No Pirarucu do Madeira, Antropofagia Cultural não apenas uma tese académica, é afirmação da identidade na amarração da diversidade, é tesão endêmico liquidificando todos os amores e dores, falares, pusares e magias desse imenso país, como um Cordão Inventado por Baco, senhor do vinho e carne!

Sob a batuta dos puraqués, seus clarins, tambores e cantores dando altas voltagens de choque sonoro nos corações dos brincantes, as múltiplas facetas da inquietude populavam em meio à aquarela de cetins e paetês, tipos e personagens, fantasias e barbarismos, verbalizando em linguagem de pandêga as interjeições e exclamações holísticas dos beradeiros, brancos, pardos, índios, arigós e amarelos de toda sorte, cuja síntese é uma Mistura Fina sem eira nem beira, uma homenagem aos Pobres do Caiari, porque o Pirarucu é um Bloco do Sol e da Chuva na mesma levada, sua batucada é Pura Raça; serpenteia como o Bloco da Cobra, os espíritos de Valdemar Cachorro e Piriquito nele brincam radiantes, e, toda a cambada junta, são mesmo verdadeiros Diplomatas do Samba e das marchinhas dos grandes carnavais!

Gente de Opinião

Carnaval é brincadeira mas é coisa séria!!

Falo, não da seriedade da burocracia e da falácia política, mas da seriedade que vem da cristalina e soberana vontade do povo de se fazer senhor do dom de ser capaz de ser feliz nos lares, nos bares, no trabalho, nas ruas, praças e avenidas deste Grande Sambódromo chamado Brasil!

Que a autencidade, a paz, a alegria, a irreverência, a luta pela democracia, o gosto insofismável pela folia e as bênçãos do Rei Momo estejam convosco!!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)