Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Litígio tem mais de duas décadas e motivou audiência pública


Gente de Opinião
MPF manifesta-se contra o desalojamento de milhares de famílias em Candeias do Jamari
Reintegração pode desalojar moradores do Projeto Calama Jacundá e da Vila Nova Samuel,
que vivem e trabalham há muitos anos na região.

 

Do MPF-RO

O Ministério Público Federal (MPF) manifestou-se em uma ação que tramita na Justiça Estadual pedindo que seja suspensa uma liminar que determinou a reintegração de posse de uma grande área em Candeias do Jamari. O órgão pediu que a ação seja extinta sem julgamento do mérito ou que a Justiça Estadual faça o declínio de competência para a Justiça Federal, com prévia suspensão da ordem de reintegração de posse.

O procurador da República Raphael Bevilaqua relata na manifestação que a reintegração de posse foi pedida por um “pretenso proprietário”, que apresentou títulos definitivos expedidos pelo Governo do Amazonas, sendo um de 21 de março de 1903, do imóvel Lago da Brasileira, e outro de 4 de outubro de 1907, da área denominada Escalerita.

A ação começou a tramitar na Justiça Estadual em 1997 e teve uma decisão liminar de reintegração de posse contra pequenos posseiros. Entretanto, a reintegração não chegou a ser cumprida porque não se sabia exatamente onde era área, o acesso ao local era difícil eseria preciso retirar pessoas que estavam lá há muito tempo. Em uma certidão de um oficial de justiça, de abril de 2000, consta que várias pessoas já moravam no local há 12 anos.

Naquele mesmo ano, a Polícia Militar também indicou que existiam ocupantes com mais de 10 anos na área, bem como um possível acordo entre os ocupantes e o proprietário. O MPFaponta que é prática em Rondônia proprietários de títulos de terras incentivarem a ocupação para depois pedirem indenizações milionárias ao Incra.

O MPF afirma que o homem que se diz proprietário nunca exerceu a posse sobre o imóvel,pois não conseguiu comprovar o exercício de qualquer atividade típica de quem trabalha emárea rural. Segundo o órgão, as inúmeras famílias que vivem no local têm a “melhor posse”porque de lá retiram seu sustento há muitos anos, ao contrário do pretenso proprietário que nunca desenvolveu qualquer atividade e sequer conhece a área.

Para o MPF, os títulos de propriedade que o fazendeiro apresentou são juridicamente questionáveis e indicam que podem ter sido comprados apenas com o interesse de especularuma indenização com a desapropriação da área. Outro argumento do órgão é que os títulosque ele apresentou sequer descrevem os imóveis adequadamente e foi necessário estudo de campo por um perito para esclarecer o tamanho das áreas e, ainda assim, o estudo ficou com dados diferentes dos que estão nos títulos.

Há um clima de instabilidade e manifestações dos ocupantes de vários imóveis rurais, tendo inclusive resultado em audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia no dia 9 de junho deste ano. Representantes da Associação dos Produtores Rurais do Projeto Calama Jacundá e Moradores da Vila Nova Samuel informaram ao MPF que há mais de cinco mil famílias e muitas pensam em resistir a uma ordem de desocupação, inclusive com possibilidade de confronto com a Polícia Militar. A ação na Justiça Estadual é a de número0081503-62.1997.8.22.0001.

Fonte: MPF/RO (www.mpf.mp.br/ro) / Blog da Luciana

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)