Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Kanindé denuncia violação de direitos do Povo Indígerna URU-EU-WAU-WAU - Por Luciana Oliveira

KANINDÉ DENUNCIA VIOLAÇAO DE DIREITOS DO POVO INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU


Kanindé denuncia violação de direitos do Povo Indígerna URU-EU-WAU-WAU - Por Luciana Oliveira - Gente de Opinião

NOTA PUBLICA

Porto Velho-RO, 10 de maio de 2018

A Associação do Povo Indígena Uru-eu-wau-wau e a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, vem a publico denunciar a violação de direitos do povo indígena Uru-eu-wau-wau diante das constantes invasões de madeireiros, grileiros e garimpeiros e inércia por parte do Estado Brasileiro que tem o dever de protege-los.

A terra indígena Uru-eu-wau-wau/Parque Nacional de Pacaás Novos responsável pela maior biodiversidade e nascente de 17 principais rios de Rondônia, é onde vivem os povos indígenas Jupau(conhecidos como Uru-eu-wau-wau), os Amondawa e Oro Towati(Oro In) e 03 grupos de povos isolados, ainda sem contato com a sociedade brasileira, estes vem sendo constantemente invadidos, seus recursos naturais destruídos e a vida dos indígenas sendo ameaçada pelos invasores.

Os indígenas e a Kanindé vem denunciando há muito tempo as invasões e pedindo providências, no entanto poucas ações tem sido realizadas para conter os invasores.
A FUNAI – Fundação Nacional do Indio órgão responsável pela proteção do território e dos indígenas encontra-se sucateada e sem recursos humanos e equipamentos para atuar na defesa da integridade física e territorial do povo indígena, precisando urgente que o Governo Federal dê condições para a Coordenação Regional da FUNAI em Ji-Paraná para atuar na defesa da vida e do território indígena.

Ontem, cansados de esperar por providencias e retirada dos invasores de seu território, os indígenas resolveram tomar uma atitude radical e queimaram um dos tratores dos invasores, colocando suas vidas e dos invasores em risco, na espera que a FUNAI, IBAMA, ICMBio, MPF e as Policias possam ajuda-los.

Na região do Grotão e Terra Roxa a terra indígena vem sendo destruída por grileiros e madeireiros a muito tempo e se necessita expulsar os invasores das áreas.

Urge que sejam tomadas providencias antes que algo pior aconteça.
Solicitamos a todos os órgãos públicos e sociedade brasileira que se juntem na defesa destes povos que vem sendo massacrados a anos e que estão tendo seu território destruído e suas vidas colocadas em risco.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus destaca importância da união do campo progressista na Caminhada Esperança

Deputada Cláudia de Jesus destaca importância da união do campo progressista na Caminhada Esperança

O movimento que une nove partidos do campo democrático  em Rondônia realizou um grande ato, na chácara da Eucatur, em Jí-Paraná.A caminhada Esperança

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)