Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017 - 13h55
BLOCOS CARNAVALESCOS DESFILAM SEM NENHUM APOIO
A tradição é antiga, desde a década de 20, mas ao contrário dos dois prefeitos que o antecederam, Hildon Chaves não dará apoio algum ao desfile dos blocos de carnaval de rua.
Foi justamente esse reforço do poder público nos últimos anos que fortaleceu o carnaval popular, mais democrático, ampliando a agenda de blocos com várias opções de folia. Houve ano em que mais de 30 saíram às ruas graças à ajuda mínima do poder público.
Agora, os 18 que já confirmaram desfile não terão apoio da prefeitura sequer com as grades exigidas no percurso, nem banheiros químicos, nem carro de som. A venda de abadás que alguns blocos promovem nunca deu pra bancar a estrutura necessária ao desfile, que inclui também cordeiros e seguranças. A maioria dos brincantes desfila na chamada ‘pipoca’, nem 1/3 compra os abadás.
Sem condições de bancar todas despesas, blocos tradicionais cancelaram seus desfiles rompendo a tradição cultural em algumas comunidades.
A prefeitura só garantiu apoio financeiro ao desfile das escolas de samba, mas será realizado em abril.
O único evento popular que a prefeitura vai promover no período momesco é o Baile Municipal que acontece no próximo sábado, 11, no Mercado Cultural.
“Será aberto ao público para valorizar o Calçadão Manelão, recentemente inaugurado em parceria da prefeitura com a iniciativa privada. Apresentaremos a Corte do Rei Momo que fará a abertura oficial do carnaval”, disse Antônio Ocampo, presidente da Fundação Cultural.
Confira os desfiles de blocos que estão confirmados:
17/02 Areal Folia
18/02 Pirarucu do Madeira
18/02 Até Que A Noite Vire Dia
18/02 Vai e Volta
23/02 Galo da Meia Noite
24/02 Us Dy Phora
25/02 Banda do Vai Quem Quer
26/02 Murupi
27/02 Jatuarana Sul
28/02 Arco-íris
28/02 CarnaLeste
28/02 Porto Maria
28/02 Stronda
03/03 Furacão da Zona Sul
03/03 Leva Eu
03/03 Tô a Toa
04/03 Tô de Folga
04/03 Axé Folia
Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira
Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro
Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira
Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora
Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta
A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô
Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia
Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a