Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

A CONTRADIÇÃO ÉTICA E MORAL NA IMPRENSA, NO SENADO E NA SOCIEDADE BRASILEIRA


Gente de Opinião

Quando Michel Temer indicou para o Supremo Tribunal Federal o seu ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, avisei: é dele e boi não lambe.

Tive certeza que não importaria o que acontecesse, a vaga do ministro Teori Zavascki era dele, porque vivemos tempos de assustadora hipocrisia e banalização do mal.

Não tem dois anos a convulsão na imprensa, redes sociais e no Senado Federal, quando a presidenta eleita, Dilma Rousseff, indicou Luiz Edson Fachin ao Supremo.

A cruzada moralista contra a indicação dele reuniu gentinha e gentalha.

Alegando colocar Os Pingos nos Is o porta-voz da direita raivosa, Reinaldo Azevedo, elencou como ‘motivos’ pra ficar com um pé atrás para a nomeação de Fachin, “a Militância política, contexto e circunstâncias”.

O careca de quem nunca vou gostar dizia que Fachin era o candidato de João Pedro Stedile, do MST. Seria um perigo colocar no Supremo alguém com uma visão sensível aos movimentos sociais.

E muitos, como ele, entorpecidos por ódio à esquerda, ignoraram o quanto é saudável o equilíbrio ideológico num colegiado tão restrito e tão poderoso.

Agora, Azevedo acha mais que legítima, necessária a nomeação de um ministro como Alexandre, conhecido por posições ‘conservadoras’ no que diz respeito a padrões de condutas morais para os outros.
“O que os ditos “progressistas” temem é um, vamos dizer, reequilíbrio na tendência claramente esquerdizante do STF”, disse.

Como o colunista da Veja, mudaram radicalmente de opinião Renan Calheiros, Aécio Neves, Aloysio Munes, Ronaldo Caiado e tantos outros senadores que relativizam a ética em tudo que possa lhes favorecer.

Dos 13 senadores investigados na Operação Lava Jato, 10 integram a Comissão de Constituição e Justiça, que sabatinou o candidato a vaga no Supremo, incluindo o presidente da comissão, Edison Lobão.

Desses não esperaria outra coisa, sobretudo porque são investigados ou réus em inquéritos que o novo ministro vai julgar, mas o duro é o silêncio dos nada inocentes amigos e ‘inimigos’ que juraram ativismo contra a corrupção, contra tudo e todos.

Em tempos sombrios, aos candidatos a ministros que sejam progressistas prevalece o rigor dos conceitos de ética e moral, aos conservadores a relativização de ambos.

Do comportamento dúbio, resta evidente que Fachin é um olhar para o futuro e Alexandre para o passado e que pagaremos caro como sociedade pela despudorada contradição moral ao reagir à indicação dos dois.

Por aceitar Moraes, somos por maioria imorais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)