Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Coluna do dia 07/04/08


 

Dia do Jornalista

Sete de abril é o Dia do Jornalista. O dia da Verdade, um pouquinho depois do dia da mentira. O dia da fundação da centenária Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 7 de abril de 1908. A data foi instituída como Dia do Jornalista e é comemorada, todos os anos pela Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e sindicatos da categoria em todo o Brasil. 

Em Rondônia a imprensa está superando muitos outros estados mais desenvolvidos. Temos quatro jornais diários circulando na capital, entre eles o Alto Madeira, um dos mais antigos do Brasil, com 90 anos; Porto Velho é sede de duas entidades que representam os profissionais da imprensa em nível estadual: o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor), que está completando 25 anos, e a Associação da Imprensa de Rondônia (Airon), fundada em 20 de maio de 1990, por um grupo de vinte profissionais, ambas legalmente constituídas. No interior várias associações congregam a classe jornalística, inclusive a associação dos jornais; Perto de mil jornalistas trabalham nos jornais, televisão, rádio, nos sites e nas assessorias em todo o Estado. 

Com os cursos de jornalismo, criados há pouco tempo, a atividade tende a crescer e, com isto, a expansão do mercado trabalho é já é vista como uma necessidade imprescindível e premente. Tudo muito depende da valorização do profissional da noticia que deve ser a luta de todos, porque depende de cada um. Para que se possam querer a valorização é preciso que prevaleça o preparo profissional, o espírito publico, o comprometimento com a verdade e com a ética e o respeito entre todos, principalmente. 

- Só com a união e o respeito mútuo entre os que atuam na área, teremos garantida a conquista do espaço, que é nosso. 



Neuza Tourinho homenageada

Mesmo avessa a festas e badalações, D. Neuza Tourinho Costa aceitou que a família reunisse em sua casa para comemorar seu aniversário quinta-feira, dia 2 de abril. O irmão Euro, com D. Maria, sobrinhos de todos os tamanhos e alguns amigos fizeram a festa, inclusive a mesa do jantar, por conta de cada um. O telefone não parou um instante com as mensagens de pessoas amigas e parentes de outros estados, além da filha Regina e das netas que moram nos Estados Unidos. Uma reunião de amigos para homenagear uma pessoa muito querida. 



Fique de Olho

Planos de saúde cobrem novos procedimentos

Desde o dia 2 de abril (vejam bem: não é 1º de abril), 26 milhões de brasileiros que têm plano de saúde estão com direito a cirurgias e tratamentos que até então não eram cobertos. As mudanças - cerca de cem novos procedimentos - valem para todos os planos contratados a partir de 1999. As empresas serão obrigadas a oferecer cirurgias com o uso de videolaparoscopia, além do chamado autotransplante de medula óssea e de procedimentos como vasectomia e laqueadura. Também passam a ser cobertos o fornecimento e colocação de DIU, exames de DNA para tratamento de doenças genéticas e a mamografia digital. O segurado ainda terá direito a uma sessão por mês com psicólogo e seis por ano com fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional. 

Consumidor - Por oito anos seguidos, as empresas de plano de saúde foram o maior alvo de queixas no Idec. E os clientes vão ter que continuar de olho para ver se os planos vão cumprir os novos procedimentos médicos que passam a ser obrigatórios. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que a ampliação da cobertura não pode representar repasse de custos para os beneficiários. 



D R O P S

PISCINAS DOS MOSQUITOS - Na reforma das praças do centro da cidade, no programa de revitalização, o que não pode continuar são as piscinas que servem, somente, como criadouro de mosquitos da malária e da dengue. As duas piores são a da praça Marechal Rondon (ao redor do busto) e a fonte luminosa do praça Presidente Vargas construída (a fonte) na década 70 e que nunca serviu para nada.

A CARTILHA - É preciso que haja mais atenção dos órgãos oficiais da Educação e da Cultura para certas publicações dirigidas às nossas escolas, muitas sem a devida fiscalização para evitar o que aconteceu recentemente quando, com o patrocínio do governo estadual - o que é mais grave, foi distribuída uma cartilha contendo erros grosseiros e informações deturpadas. “Os poderes caminham juntos e são dependentes uns dos outros”. Acho que o autor escreveu isto na cartilha pensando nos acontecimentos recentes quando houve conluio entre deputados e membros do judiciário com a participação de gente do governo. Se foi isto, tem sentido.

QUE BUSTO? - Não têm sentido algumas reclamações sobre as obras de reforma da praça Aluízio Ferreira que, concordo, poderiam ter sido mais bem orientadas. Reclamam de um busto de Aluízio Ferreira sem dizer que esse “busto”, construido há pouco tempo, servia para piadas: feio, mal feito, nada tinha com o homenageado. O que vale é “medalhão” com o busto de Aluízio Ferreira no pedestal do relógio solar, intacto.

SEM PARTIDO - Não concordo com redatores de matérias políticas que quando escrevem o nome do governador colocam, entre parênteses “sem partido”. Com os deputados, tudo bem, mas Ivo Cassol (sem partido) é governador do Estado e não de uma facção política. A partir do momento em que foi eleito ele é governador de todos os rondonienses. Acho que não há necessidade de acrescentar que não tem partido.

MERITO LOJISTA - A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas concedeu o Prêmio Mérito Lojista 2007 a vários empresas brasileiras, nos mais diversos setores. De Rondônia, no setor comunicação, foi homenageado o jornal Diário da Amazônia. A solenidade foi realizada no Salão de Eventos do Grande Oriente do Brasil (Maçonaria), em Brasilia.

VIVA PORTO VELHO - Terça-feira o programa Viva Porto Velho – Band entrevista presidente do Ipam, João Herberty, que falará sobre os serviços oferecidos pelo órgão e participação financeira dos segurados e da prefeitura; Yêdda Borzacov, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia e relações públicas da Academia de Letras de Rondônia, que explanará sobre os projetos da Academia e Valmir Laranjeiras, a mais conceituada professora de ioga de Porto Velho, que dará ensinamentos sobre essa técnica milenar. Viriato Moura é o entrevistador.

Fonte: Ciro Pinheiro

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)