Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09




PDT em festa 

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09 - Gente de OpiniãoOs pedetistas estão em festa com a decisão final do plenário do Supremo Tribunal Federal-STF que determinou a Mesa do Senado a posse imediata de Acir Gurgacz na vaga do senador cassado Expedito Júnior. O governadorável do socialismo moreno agora ganha asas para as composições às eleições ao governo do estado no ano que vem.



Cavalo paraguaio

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09 - Gente de OpiniãoCom a cassação e afastamento, Expedito Júnior que agia como um autêntico cavalo paraguaio na corrida sucessória estadual, atropelando todo mundo, perde fôlego e credibilidade para a campanha eleitoral que se avizinha. Suas cartas também perdem valor para convencer o governador Ivo Cassol apoiar suas pretensões.



Com entusiasmado

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09 - Gente de OpiniãoEntusiasmado com as primeiras projeções – deve ser um dos nomes mais votados à Assembléia Legislativa em todo estado em 2010 – o ex-prefeito Carlinhos Camurça (PP) retoma sua carreira política com apoio de amigos e correligionários. Com muitas obras espalhadas pelos bairros de Porto Velho durante duas gestões, o ex-prefeito vem sendo bem recebido pela comunidade.



Barrado no baile

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09 - Gente de OpiniãoJustamente por ser postulante de ponta alguns pré-candidatos do partido, liderados pelo deputado Maurão de Carvalho (Ministro Andreazza) procuram barrar a postulação do ex-prefeito da capital. A intenção da nominata é convencer Camurça que ele deve encarar uma vaga à Câmara Federal. A coisa esta em estudos.



Combate ao crime

Um dos ícones do combate ao crime organizado no país, o juiz federal Odilon Oliveira, ameaçado de atentados, se vê obrigado a trabalhar sob forte escolta policial. Rigoroso, ele condenou traficantes a penas, somadas, que juntas atingem há 1000 anos. Odilon é o grande astro do II Seminário de Estudos da Amazônia Ocidental, que será realizado em Porto Velho dia 12 de novembro.



Crime organizado

O juiz federal que atualmente atua em Campo Grande, vem a capital rondoniense para ministrar palestra versando sobre “O Crime Organizado e o Papel do Judiciário”. Rondônia, como se sabe, virou cenário de tráfico de armas pesadas e um exportador de ponta de cocaína. Aqui, o crime organizado num determinado momento, chegou a plantar sementes na política e até no Judiciário.



Para valer

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09 - Gente de OpiniãoComo a candidatura do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho ao governo do estado é mesmo para valer, seu grupo político que detém boa parte da máquina petista na mão, mais adiante deverá atropelar a senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde, os demais pretendentes às prévias previstas para dezembro.



Sinais claros

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09 - Gente de OpiniãoTeimoso e determinado, Sobrinho começa a demarcar território como uma onça no estado. Ele já participa de encontros no interior – isso vai de sepultamentos a fóruns políticos – e sua mídia começa a chegar nos pólos regionais. Com pesquisas favoráveis na mão, ele começa a fazer as contas para chegar bem, numa previsível eleição em dois turnos.



Vice do PMDB

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09 - Gente de OpiniãoSe o prefeito Roberto Sobrinho for indicado candidato do PT, ele entra nas paradas com sinais emitidos pelo PMDB – que ganha a prefeitura da capital com Emerson Castro - de apoio. Sendo assim, o partido pode indicar como seu vice tanto o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, ou até mesmo a deputada federal Marinha Raupp.



Força nacional

Três cidades do Amazonas, que fazem tríplice fronteira com a Colômbia e o Peru vão receber reforços da Força Nacional pra combater o narcotráfico na região. Hora da bancada federal de Rondônia se mexer e exigir a mesma coisa em Guajará-Mirim, Costa Marques e Pimenteiras, portas de entrada de cocaína e tráfico de armas em nosso estado com destino ao RJ e SP.



Do Cotidiano

Ações de solidariedade


Houve um incêndio na floresta e enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico. O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor: “Ô beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?” E o beija-flor respondeu: “Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte”. Essa parábola é emblemática da solidariedade e aponta que pequenos esforços podem se tornar grandes pela força do exemplo e por sua utilidade.
Fora do reino da parábola, a pequena luz do vaga-lume vem mostrar na prática que até os menores esforços podem resultar em avanços exemplares. Um projeto desenvolvido pelo professor Vadim Viviani, da Universidade Federal de São Carlos (SP), investiga, há mais de dez anos, o mecanismo de funcionamento da bioluminescência e as possibilidades de aplicação como agentes bioanalíticos, bioindicadores e biossensores. Os vaga-lumes, portanto, também estão fazendo a sua parte.
A luz do vaga-lume, o bico do beija-flor bombeiro e as ações de solidariedade espalhadas por todo o Brasil são fatos pequenos, mas animadores que sinalizam para a possível construção de uma nova sociedade, capaz de superar os efeitos devastadores da corrupção e da degradação urbana sobre o ânimo das pessoas.
Este é o caso, por exemplo, da Sala da Mulher Oliva Enciso. Criada na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, ela tem dado um banho de organização e solidariedade, promovendo uma catarata de ações. Como a recente Ação de Cidadania realizada em Juara (MT). O foco da ação é mobilizar entidades comunitárias e organismos públicos para facilitar a obtenção de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Reservista. Mas vai além: aproveita a concentração de pessoas para a oferta de orientações de saúde e palestras.
Em lugar da truculência que se poderia esperar de um presídio, um concurso para estimular conservação e higiene em presídio feminino do Complexo de Gericinó, em Bangu (RJ), operou um radical transformação num ambiente antes tenso e agressivo.

 


Via Direta 

Uma coluna sem papas na língua 30/10/09 - Gente de Opinião*** A malha rodoviária de Rondônia é considerada a 5ª pior do país, conforme pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes *** AM, AC e PA tem as estradas mais danificadas *** Trocando de saco para mala: a indicação do candidato ao governo do PT em Rondônia é realmente uma incógnita ***Ocorre que nenhum dos três postulantes abrem mão da peleja 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova estratégia de Ivo Cassol

Nova estratégia de Ivo Cassol

Ouvir quem conheceO senador acreano Sérgio Petecão sugeriu que o governo federal deveria ouvir pessoas que conheçam a realidade da Amazônia no enfr

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Essa tal liberdadeO avanço da tecnologia e o aumento do poder dos tiranos eleitos e não eleitos tornaram a liberdade uma palavra quase sem sentido.

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)