Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 14/11/09


 

Politização do TCU

O ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão Paulo Bernardo criticou – e a meu ver com toda razão –a politização de algumas decisões tomadas pelo Tribunal de Contas da União –TCU. Ele citou claramente o exemplo, entre tantos outros, que realmente aconteceram, as licitações das usinas hidrelétricas do rio madeira, em Rondônia.

Interferência técnica

O ministro lembrou que na pendenga sobre as usinas rondonienses os técnicos do TCU queriam determinar até o tipo de pilar que deveria ser usado, quando a técnica para a obra não é daquele tribunal e sim de quem (a empresa) vai executar os trabalhos. Pior ocorreu nos casos, onde ministros vetam obras emergenciais sem licitação num estado, mas liberam com o mesmo erro apontado para seu estado de origem.

Largada do PMDB

Com a realização de prévias hoje em Ji-Paraná, o PMDB larga na frente, lançando seu pré-candidato ao governo de Rondônia. A consulta entre os convencionais será entre o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura e a ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão. As prévias servem para a mobilização da legenda em todo estado.

Nomes especulados

Além do postulante ungido pelo PMDB – sabe-se antecipadamente que é Confúcio Moura – são especulados para a peleja do Palácio Presidente Vargas os nomes do senador Acir Gurgacz (PDT), do ex-senador Expedido Junior (PSDB), do ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS), e Fátima Cleide (ou Valverde, ou Sobrinho) do PT.

Mundo cão

A mídia nacional deu farta divulgação para a venda de carne de cachorro num restaurante de São Paulo, o que causou muita revolta e indignação. Lembro que em Porto Velho na década de 90 (naquela crise danada que assolou a capital rondoniense) foram descobertos ambulantes vendendo espetinhos de gato na praça Marechal Rondon. A coisa não deu em nada.

Faltando brechas

Para o atual prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) deixar o Palácio Urupá com o propósito de disputar o governo do estado, vai depender de algumas brechas. Seus aliados estão na base aliada e ai ele dependeria da inviabilização de Cahulla e Expedito. Mesmo assim existe um outro fator decisivo: teria a concorrência de Acir no seu próprio quintal. E agora com um Acir senador, com as garras afiadas.

Três décadas

O ex-deputado federal Chagas Neto, atual presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia- Sinduscon esta está comemorando três décadas de Rondônia. Para quem não se lembra, foi ele que fundou o bairro Ulisses Guimarães, doando s famílias carentes cerca de 2.300 casas populares, entregues pelo próprio Ulysses na época.

Grande contribuição

Por falar em Sinduscon, a temeridade tem dado grande contribuição ao desenvolvimento do estado, participando de projetos importantes como o “Luz para Todos”, “Minha Casa, Minha Gente”, obras do PAC além de programas de aprimoramento de mão de obra desenvolvidos no próprio auditório daquele sindicato.

As comemorações

Em release distribuído a imprensa, a prefeitura de Porto Velho festeja que mesmo com as chuvas iniciais do inverno amazônico o aterro da avenida Farquar ligando a região central ao bairro Nacional ficou intacto. Não querendo voduzar – mas já voduzando, né? – que os petistas esperem mais um pouquinho para comemorar. Afinal, o inverno nem começou... 


Do Cotidiano

Esculturas humanas


A cirurgia plástica modela apenas a aparência. Aproveitar o melhor da vida quando se tem mais experiência, mantendo um estado geral saudável e grandes sonhos, no entanto, não depende só da aparência, mas de uma revisão de hábitos e conceitos – enfim, a modelagem não apenas do que se vê, mas também do que está no íntimo.
A harmonia de corpo e mente, na arte da escultura humana, é uma combinação de face jovial com mente saudável. Para criar essa escultura humana desejável, unem-se a cirurgia plástica e especialidades e ciências relativamente jovens, como a geriatria, que abarca as doenças mais características da terceira idade, e a gerontologia, que trata de todos os aspectos relacionados com o avançar dos anos.
O cirurgião plástico Ruben Penteado, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, faz uma exposição dos avanços na área ao detalhar a mentoplastia, uma cirurgia para a correção das imperfeições no queixo, que podem ser anomalias do crescimento ou deformidades adquiridas por traumatismos. Fatores genéticos, características familiares e raciais têm papel importante no estabelecimento da forma do queixo.
Equilíbrio – “Na mentoplastia, não ocorre uma grande alteração fisionômica”, diz o médico “O objetivo é equilibrar os traços da fisionomia do paciente, mantendo suas características individuais. Em muitos casos, o cirurgião recomenda a associação da mentoplastia com a rinoplastia, visando um melhor equilíbrio estético da face”, explica. Se a correção for destinada ao aumento do queixo, a correção do problema estético é feita com a implantação de uma prótese de silicone.
Nessa tarefa de “esculpir” uma face jovial, há também a possibilidade de tornar mais carnudos os lábios que a idade afinou. “Independentemente da idade, indicamos a realização de um procedimento estético quando há um desequilíbrio evidente nas linhas faciais da paciente ou quando ela deseja ter lábios mais harmoniosos com o seu rosto”, afirma Ruben Penteado.
Uma das alternativas para tornar os lábios mais atraentes é a técnica de preenchimento temporário, onde o cirurgião introduz nos lábios uma substância capaz de deixá-los mais encorpados. “Hoje, existem mais de 300 materiais diferentes que podem ser usados no preenchimento labial. A escolha depende da preferência do médico e das expectativas da paciente”, diz o médico. 


Via Direta

***O presidente da ALE Neodi Carlos retorna a Porto Velho na segunda-feira reassumindo o cargo depois de uma licença de 15 dias *** Em Guajará Mirim, o ex-prefeito Dedé de Melo (PSDB) se anima para com correr a uma vaga na Assembléia Legislativa *** Em Pimenta Bueno o deputado estadual Kaká Mendonça (PTB) tem parada dura pela frente na peleja da reeleição em 2010*** Ele tem como um dos adversários mais fortes, o ascendente Brito do Incra (PP).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)