Sexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Sobrinho monta equipe de transição e promete rondoviária


 

Mais derrapada

O Ibope derrapou de novo. Vai ter que consertar a coisa na última pesquisa, na sexta-feira, já que a diferença pró-Mauro Nazif é muito maior do que aquela que foi divulgada na última segunda-feira. Não é de estranhar e as fajutagens do instituto não tem ocorrido só em Porto Velho.  

 

Sobrinho monta equipe de transição e promete rondoviária - Gente de Opinião

Contagem regressiva

Já na contagem regressiva para a eleição do segundo turno neste domingo, a capital respira o clima de eleição. A campanha se acirrou nos últimos dias e é tradição de quem esta perdendo inventar alguma coisa estranha nos últimos dias, até atentado de araque. É política a antiga.

 

 

Sobrinho monta equipe de transição e promete rondoviária - Gente de Opinião

A transição

O prefeito Roberto Sobrinho já esta montando equipe para ajudar no processo de transição do seu sucessor que será eleito no domingo. Como ele mantém boas relações com os candidatos Mauro Nazif (PSB) e Lindomar Garçon (PV), pretende colaborar, facilitando o acesso às informações e aos projetos em andamento.

 

Nova rodoviária

Por falar em Sobrinho, ele pretende licitar e começar as obras do novo terminal rodoviário, marcando sua despedida. Ele sempre cita como os pontos altos da sua gestão os recordes de pavimentação e da regularização fundiária e vai deixar como legado projeto para a construção de uma arena multieventos.  

 

Apoio aumenta

Nos últimos dias uma série de dirigentes sindicais se alinharam à campanha Mauro Nazif. Ontem foi a vez do jornalista Carlos Alencar, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Rondônia –Sinjor. Alencar enfatizou a importância da trajetória do representante socialista nas causas populares e na defesa do funcionalismo público rondoniense.

 

Mais debates

Depois dos debates no SGC e SIC, os candidatos Lindomar Garçon e Mauro Nazif voltaram a se enfrentar na TV Allamanda na última terça-feira à noite, tendo como mediador o apresentador Eudes Lustosa. Na sexta-feira será a vez do embate na TV Rondônia.

 

Coelho da cartola

Depois de três debates no segundo turno já confesso falta de paciência para assistir o próximo. A toada é a mesma, e o telespectador já sabe de cor e salteado as propostas de ambos. O confronto de sexta-feira vai precisar de alguma novidade. Algum coelho saindo da cartola para segurar o telespectador.

 


 

Sobrinho monta equipe de transição e promete rondoviária - Gente de Opinião

Canuto estadual

Os Democratas estudam o lançamento da candidatura do ex prefeito ex-deputado federal Assis Canuto á Assembléia Legislativa em 2014. No caso, ele faria dobradinha com o atual prefeito de Ji-Paraná, José Bianco à Câmara Federal. As conjuminâncias estão em andamento.

 

Apertando o cinto

Não se trata apenas de Rondônia apertando o cinto e reduzindo despesas nas administrações direta e indireta. Estados bem mais ricos, como o Paraná, já definiram ajustes, com cortes de 20 por cento nos gastos, para se adaptar a Lei de Responsabilidade Fiscal. A coisa esta preta.

 

Do Cotidiano

O mundo já foi um só

Rodínia, por aliteração, lembra Rondônia. Este era o nome do supercontinente de cuja fragmentação surgiram os atuais continentes. É uma história que remonta, segundo os cientistas, a nada menos que um bilhão de anos. A poesia de John Lennon sobre imaginar um mundo que “será um só” encontra na história do planeta, muito antes do aparecimento do homem sobre ele, alguns equivalentes físicos.

Segundo o pesquisador Miguel Basei, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, em Rodínia havia uma configuração que em grande parte era formada por vários blocos. Depois eles seriam quebrados, formando os fragmentos antigos que temos hoje em meio às faixas formadas pelas cadeias de montanhas que surgiram nos últimos 500 milhões de anos.

Basei dirige uma equipe interdisciplinar formada por 16 pesquisadores que desenvolvem um estudo profundo a respeito da formação geológica da América do Sul. Essa pesquisa já se estende por cinco anos e chegou a algumas conclusões muito importantes sobre nossa história geológica e, mais ainda, já estabeleceu que a dinâmica responsável pela separação dos continentes ainda persiste: o movimento continua e vai apresentar consequências futuras.

A separação das massas de terra e a sua reunião em grandes blocos continentais é um processo cíclico que se repetiu diversas vezes durante a formação do planeta. Para compreender a configuração atual do continente sul-americano, os pesquisadores se debruçaram sobre o período que se iniciou há 1 bilhão de anos e terminou há 500 milhões de anos.

Basei coordena o Projeto Temático “A América do Sul no contexto dos supercontinentes - fusão e fissão”, que montou dois laboratórios de análises de minerais com tecnologias avançadas que não existiam na América do Sul. Com isso, foi possível reunir uma imensa quantidade de dados que permitiu uma interpretação mais precisa dos fenômenos observados, fornecendo solidez inédita às teorias existentes.

“O projeto teve como finalidade maior compreender a história geológica da América do Sul em relação à sua formação, à sua fragmentação posterior e sua relação com o supercontinente que existia antes”, diz Basei. “

 


 

Sobrinho monta equipe de transição e promete rondoviária - Gente de Opinião

Via Direta

*** Todas as pesquisas de boa procedência já apontam a vitória de Mauro Nazif no domingo *** O PT esta voduzando a vaga de Ivo Cassol no Senado *** Não se espantem se algum prefeito fugir no final de ano. Tem muita prefeitura atolada...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Várzeas exigem atençãoNa ciência e no cinema, o assunto multiverso (universos paralelos ao nosso) rende preocupação e especulações, não apenas entr

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho

Mundo cínicoO mundo vive horas difíceis, dando trela aos profetas das desgraças, que veem em eclipses e cometas o “fim dos tempos”. Notícias preocup

O Conjunto Morar Melhor, em de Porto Velho, está se transformando numa bomba relógio prestes a explodir

O Conjunto Morar Melhor, em de Porto Velho, está se transformando numa bomba relógio prestes a explodir

Prender e arrebentarA ciência está prestes a fazer um acerto de contas entre o passado e o presente amazônico, para assegurar a obtenção do melhor

Deputado Fernando Máximo desiste da candidatura a prefeito de Porto Velho

Deputado Fernando Máximo desiste da candidatura a prefeito de Porto Velho

À sombra do STFA sigla STF (Supremo Tribunal Federal) paira sobre o Brasil como o Sombra, personagem do escritor Walter B. Gibson que perguntava: “

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)