Terça-feira, 4 de dezembro de 2012 - 19h06
.jpg)
Quadro alterado
O quadro sucessório estadual esta bem alterado para 2014 com dois possíveis governadoraveis inelegíveis: o ex-senador Expedito Junior e agora, o senador Ivo Cassol. Para a disputa da Câmara Federal dois caíram do poleiro, condenados pela justiça: Tiziu Jidaias e Lindomar Garçon.
![]() |
|
Equação difícil Se depender das bases do PMDB, o governador Confúcio Moura rompe com o PT e não nomeia nenhum petista em substituição aqueles que estão saindo. No entanto, dificilmente a gestão Cooperação terá condições de evitar a aliança: o PT a partir de janeiro terá dois deputados federais e três estaduais. É base de apoio importante.
As especulações
Então, todo mundo pode berrar a vontade: pelo menos duas secretarias importantes devem rumar para os petistas na gestão Confúcio. E se o Diretório Regional indicar o prefeito Roberto Sobrinho, ou a ex-senadora Fátima Cleide, é melhor todo mundo ir digerindo desde já. |
Na municipalidade
Na verdade, todos aqueles que queriam ver os petistas pelas costas vão ter que engolir. Na esfera municipal, os petistas emplacaram uma bancada de cinco vereadores e já entraram na base aliada do prefeito Mauro Nazif. Por conseguinte, também farão parte do governo municipal.
Lei do orçamento
A prioridade agora na Assembléia Legislativa é a Lei do Orçamento. O relator, deputado estadual Neodi Carlos (PSDC- Machadinho do Oeste) agiliza as emendas ao orçamento 2013 para que a proposta final seja votada até o dia 15. Em seguida a Casa de Leis entra em recesso.
A radiografia
Se no Poder Legislativo a palavra de ordem é a definição do orçamento, na prefeitura de Porto Velho segue uma catimbada transição. A equipe comandada pelo professor Mário Medeiros busca uma radiografia completa da municipalidade para o prefeito eleito Mauro Nazif.
Os esqueletos
Por falar em transição, por mais que se apliquem os técnicos vão ficar devendo levantamentos completos ao próximo prefeito, porque tem coisa mais escondida do que as múmias dos faraós, em áreas como Emdur, Fundação Iaripuna, Saúde etc.
Salvando emendas
Mineirinho, sem brigar com ninguém o prefeito Mauro Nazif vai tentando salvar algumas emendas para a prefeitura de Porto Velho em Brasília que voltaram por falta de elaboração de projetos. O Brasil sofre um apagão de engenheiros e muitos municípios foram prejudicados por causa disto.
Os reajustes
Os reajustes começam a sair ao final do mandato do prefeito Roberto Sobrinho. O primeiro foi destinado aos taxistas, cujos taxímetros já começaram a ser aferidos. Estavam há três anos sem aumento. O reajuste mais aguardado é o de transportes coletivos e as concessionárias já estão aprontando as planilhas.
A pecuária tem sido constantemente apontada como um importante segmento emissor de Gases do Efeito Estufa (GEE). O processo de fermentação no rumem dos bovinos gera metano, gás que é jogado na atmosfera por meio da flatulência ou eructação do animal.
Tradicionalmente, para melhor compreensão dos estudos relativos ao tema, o metano, assim como outros gases de GEE, é convertido para CO2 (carbono) na apresentação dos resultados. Estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) indica que apesar de responder por aproximadamente 42% das emissões de GEE do País – desconsiderando queimadas e desmatamentos – a pecuária tem um significativo potencial de sequestro de carbono promovido por meio das pastagens.
No entanto, segundo Rodrigo Paniago, presidente da Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável (APPS), relatórios como, por exemplo, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) ignoram esta vantagem de fixação de carbono no solo como um contraponto a emissões baseadas apenas em metano.
De acordo com Paniago, em palestra na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), realizada em junho, um cálculo mais exato das emissões de GEE da pecuária precisa separar, de modo claro, o que é emitido pelos animais e o que é sequestrado pelas pastagens.
A Feira teve em 2012 sua 18ª edição, promovida no Centro de Exposições Imigrantes, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo, a Feicorte se destaca como principal vitrine do setor.
Em 2012, o Centro de Exposições Imigrantes recebeu cerca de 25 mil pessoas, entre pecuaristas, profissionais, estudantes e demais interessados em sua programação variada, destacando 120 eventos paralelos, entre reuniões, seminários, workshops, conferências, palestras e cursos, além de julgamentos e leilões de varias raças bovinas.
Participaram mais de 4 mil animais, de 20 raças entre bovinos, caprinos e ovinos (Brahman, Santa Gertrudis, Tabapuã, Canchim, Limousin, Simental, Simbrasil, Nelore, Angus, Bonsmara, Caracu, Senepol, Wagyu, Guzerá, Brangus, Hereford, Braford e Sindi, Dorper,White Dorper, Santa Inês,Texel,Suffolk, Anglonubiano, Boer entre outros).
Via Direta
*** A administração Sobrinho demite os comissionados dia 20 *** Com isto várias pastas, que funcionam só com portariados vão ficar paradas até a posse do prefeito eleito *** A crise se espalha pelos estados. Até o PR e RS esta economizando.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)