Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

RONDÔNIA ENCERRA 2011 NO FUNDO DO POÇO


RONDÔNIA ENCERRA 2011 NO FUNDO DO POÇO  - Gente de Opinião

O Estado de Rondônia encerra 2011 no fundo do poço, um ano onde a classe política voltou a sujar a imagem do estado Brasil afora sem dó e piedade. Não é possível que a Assembléia Legislativa e o governo do estado piorem em 2012, já que se superaram em escândalos, e, por conseguinte, sejamos otimistas: pior que 2011, só com uma hecatombe.

É o primeiro ano de administração do governador Confúcio Moura que encerra 2011 com setores essenciais, como os de saúde e a segurança pública em cacos. Mas pagou o funcionalismo em dia e trabalhou bem no quesito estradas, cuidando com zelo da pecuária, setor que corresponde por uma importante fração do PIB rondoniense.

Importante enfatizar que a bancada federal trabalhou bem na captação de recursos para o estado e nesta temporada apenas um deputado federal – Natan Donadon – já cassado pelas maracutaias que todos conhecem, foi à maçã podre no cesto de uma representação parlamentar operosa.


 

RONDÔNIA ENCERRA 2011 NO FUNDO DO POÇO  - Gente de Opinião


Na Assembléia Legislativa que começou o ano realizando duas eleições para a Mesa Diretora e sob fortes indícios de compra de votos de deputados para a eleição e reeleição antecipada de Valter Araújo, Epifânia Barbosa e cia, o ano se encerra sob denuncias de um novo escândalo: o de abrigar dezenas de funcionários fantasmas.

Numa gangorra política, onde os escândalos liquidaram as chances de quase meia dúzia de fortes postulantes a prefeitura da capital salta os olhos que os partidos que fazem oposição aos governos da aliança PMDB/PT podem levar vantagem nas eleições municipais de 2012, inclusive na capital.

Com a Operação Dominó, da década passada ainda em andamento, veio a Operação Termópilas em 2011 para enjaular mais um presidente da Assembléia Legislativa. Sabe-se que o Parlamento estadual comporta-se como um vulcão que esta apenas em repouso neste final do ano. Inúmeras erupções já são previsíveis para 2012.

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)