Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Possível escândalo na vigilância e no ramo do marmitex em Rondônia


Possível escândalo na vigilância e no ramo do marmitex em Rondônia - Gente de Opinião

A vigilância

Extra! Já tratado como possível novo escândalo nos meios políticos, um certo esquema de vigilância, que pode estourar a qualquer momento, levando ladeira abaixo políticos e empresários. É neste ramo – o outro é o de marmitex – é que vicejam contratos estratosféricos em todas as esferas.

Dia da Mulher

As mulheres recebem hoje homenagens em todos os níveis. Durante a semana foram votadas em Brasília várias propostas garantindo direitos da mulher, mas até hoje nem a Lei Maria da Penha é cumprida com eficiência. E a PEC das Domésticas foi chutada para o final do mês.

Elis Regina

Por falar em mulheres, é importante esclarecer que a vereadora Elis Regina (PC do B) não participou dos regalos de Brasília e João Pessoa. Como se vê, também temos vereadores honestos e que tem consciência que os problemas de Porto Velho tem que ser tratados aqui, principalmente num momento difícil como este de dengue, alagações, etc.

Ex-territórios

Esta em pauta na Câmara dos Deputados, a PEC de autoria da deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) que garante os diretos dos servidores dos ex-territórios de permanecerem vinculados a União. Atualmente a Constituição já garante esse direito aos servidores de Rondônia regulamentado pela lei 41/81.

Possível escândalo na vigilância e no ramo do marmitex em Rondônia - Gente de Opinião

Com otimismo

O empréstimo de mais de R$ 1 bilhão motiva a gestão Cooperação para dois anos de “progresso e desenvolvimento” em Rondônia, colocando o governador Confúcio Moura em condições de disputar a reeleição com boas chances em 2014. Obras de vulto são projetadas em cima destes recursos.


 

Possível escândalo na vigilância e no ramo do marmitex em Rondônia - Gente de Opinião

Com pessimismo

O interessante da coisa é que a visão otimista do governo estadual é contestada pela oposição. Os lideres da oposição afirmam que o governo esta em dificuldades até para pagar o funcionalismo e que os recursos que estão chegando não serão suficientes para o Palácio Presidente Vargas deslanchar em 2013.

A reforma

A polêmica reforma política volta à pauta de votação da Câmara dos Deputados em abril. Se vai ser votada, ou novamente adiada, são outros quinhentos, já que a novela se arrasta por muitos anos de os parlamentares tem seus umbigos voltados para a reeleição em 2014.

A mobilização

O cacique do PTB, Nilton Capixaba anuncia o inicio da campanha e filiações da legenda trabalhista no estado, a partir do dia 14, conforme release enviado por sua assessoria de imprensa. O PTB busca se recuperar depois de ver envolvido sua liderança emergente, o foragido Valter Araujo no caso Termópilas.

CPI das Usinas

Os vereadores de Porto Velho resolveram fazer a sua CPI das Usinas.  Vão comprovar que bilhões foram entregues aos ex-governadores Cassol e Cahula e o ex-prefeito Roberto Sobrinho. Lá, cara-pálidas leitores, só Sobrinho tem guarda chuva para ser “inocentado”...
 

Do Cotidiano

Um passo além

Não é de hoje que as empresas reclamam da dificuldade em encontrar colaboradores qualificados. Um dos motivos mais citados é o descompasso entre a formação acadêmica e os conhecimentos práticos exigidos pelo mercado. No entanto, apenas 31% das empresas, segundo a consultoria McKinsey, buscam solucionar esses problemas com treinamento específico ou com parcerias com universidades e escolas técnicas. Uma das soluções propostas pelo CIEE, agente de integração com 49 anos de anos de experiência na inserção do jovem no mercado de trabalho, é a capacitação prática por meio do estágio e aprendizagem, como complemento da formação teórica.

Empresas que abrem as portas para jovens estudantes estão dando um passo além na qualificação de mão de obra. Durante o programa de estágio e de aprendizagem, podem trabalhar (e avaliar o resultado) as habilidades e competência que mais valorizam em seus colaboradores, como a criatividade, ética, comunicação, liderança, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados no futuro próximo. No trabalho em equipe, os jovens se acostumam a conviver com a hierarquia, a respeitar a diversidade, a somar forças e a zelar por um ambiente agradável a todos. No ambiente corporativo, aprendem a comunicar-se com segurança, a ter jogo de cintura para abordagem de situações distintas, a manter a calma diante das dificuldades, a fugir das fórmulas batidas para resolução de problemas e a analisar a realidade com visão mais ampla. 

Importante também que os gestores entendam o momento especial vivido pelos jovens durante o estágio e a aprendizagem. Eles estão abertos a aprender novas práticas, comprometidos com a responsabilidade, felizes pela oportunidade concedida para sua inserção no mercado de trabalho e empolgados para conviver com profissionais experientes que vão servir de mentores para o seu  desenvolvimento profissional e pessoal. As empresas que conseguem criar esse ambiente propício à troca de experiências – já que os estudantes também trazem novos conhecimentos teóricos e práticas aprendidas nos bancos escolares ­– só têm a ganhar, minimizando cada vez mais a falta de quadros qualificados. (Luiz G. Bertelli).

Via Direta

***Com epidemia de dengue correndo a solta em Porto Velho, o secretário da Saúde Willians Pimentel foi visitar hospitais na Bahia *** E as praias e resorts da Baianas, estão maravilhosas, Pimentel? *** Em 20 anos, 971 jornalistas foram  mortos em conflitos armados. Tempos bicudos...
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)