Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Papa coveiros


O abate clandestino

Não bastava Rondônia sediar máfias de políticos, de estelionatários, de tráfico de drogas e armas, temos outras também dedicadas a outros segmentos de atividades como, voltadas as licitações públicas, e a recém descoberta, do abate clandestino de bovinos. Volta e meia, pela periferia de Porto Velho se vê ossadas e partes de carcaças de animais jogados, atraindo a atenção dos urubus – espécie em ritmo de superpopulação na capital – o que indica claramente que temos açougues comercializando carne sem inspeção federal.

A falta de escrúpulos da máfia da carne é enorme. Além da matança clandestina em locais não apropriados, onde prolifera a falta de higiene, o próprio transporte das peças dos animais é desenvolvido por veículos sujos, exalando mau cheiro, o que indica o comprometimento da qualidade do produto que chega a mesa da população dos bairros periféricos.

A vigilância sanitária precisa ficar mais atenta a esta situação já que os reflexos na saúde da população são os piores possíveis. A carne contaminada acarreta uma série de doenças, a mais grave, como se sabe, é a neurocisticercose que atinge o sistema nervoso central pela forma larvária do verme “taenia solium”. 

Papa coveiros - Gente de Opinião

Papa coveiros

O governador Confúcio Moura (PMDB) vai se consagrando como implacável adversário dos seus opositores. É bom rever a imagem de afável, bonzinho e frouxo, pois ele tem se feito de morto para comer os coveiros. Afinal, já traçou inimigos perigosos que queriam seu couro para fazer tamborim.

Foram anulados

Vejam os casos do ex- presidente da Assembléia Legislativa Valter Araujo e do atual Hermínio Coelho que tocavam oposição acirrada e que articulavam até o impeachment do governador. Com teias bem costuradas, como uma tarântula, o governador caprichou para apanhar suas presas. Valter Araujo e Hermínio Coelho reclamam até hoje que foram vitimas de armação.    

No bico do corvo

No bico do corvo depois da sua condenação pelo STF e diante da perspectiva de ver o mandato cassado, o senador Ivo Cassol estaria aprontando as malas do Senado para dar lugar ao seu pai, o ex-deputado federal Reditário Cassol, também do Partido Progressista. Sair do foco da mídia é uma necessidade, já que depois de Natan Donadon, ele será ele a bola da vez de execração pública na grande mídia.
 

Os despejos

O governo do estado mandou despejar dezenas de entidades instaladas no estádio Aluizio Pinheiro prometendo agilizar as obras do novo estádio, mas repete o que fez a prefeitura de Porto Velho com os camelôs na gestão Roberto Sobrinho: um mês depois de dar um pé nos sindicalistas, não começou ainda nadica de nada no local. A chiadeira é geral.



Papa coveiros - Gente de OpiniãoPossível recuo

Como o governador Confúcio Moura voltou a emitir sinais de que pode se decidir pela reeleição, seus dois aliados que já estavam na fase de consultas pelo interior – Alex Testoni (PSD) e José Bianco (Democratas) – deram uma recuada para acompanhar de perto a nova toada palaciana. Enfim, o quadro vai ficando cada vez mais nebuloso.
 


 

Papa coveiros - Gente de Opinião

Voto secreto

Apavorados com a ameaça de protestos pelo Brasil no final de semana, nas comemorações do dia 7 de setembro, os deputados federais aprovaram por unanimidade o fim do voto secreto. Mas a manchada criação de um deputado-presidiário ficará para sempre nas costas da atual legislatura

Via Direta

***Mais um político rondoniense preso por envergonhar o estado *** Agora foi o Dr. Carlos Cury, aquele que foi deputado por Guajará Mirim e aprontou também em Manaus *** Pelas redes sociais já está se fazendo uma grande convocação de protestos para 7 de setembro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)