Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Pacote explosivo - Reserva de leitos - A mobilidade - Caos diminui - Horário gratuito em Candeias


Pacote explosivo - Reserva de leitos - A mobilidade - Caos diminui - Horário gratuito em Candeias - Gente de Opinião

Pacote explosivo

Há sinais de que a economia mundial vai esfriar ainda mais. Sendo ela o principal elemento da segurança de um país, há uma onda nacionalista que orienta a preparação dos países para guerras. Nesse contexto, cada nação se acha no dever de proteger instalações vitais e regiões com grande potencial de riquezas – neste caso, impossível não pensar na Amazônia.

A guerra comercial não derrama sangue, mas pode causar desordem. Na ciberguerra, os “soldados” também não matam, mas ao invadir sistemas informatizados acumulam grande potencial destrutivo, abrindo campo às chantagens e dando mais poder de fogo ao lado já forte. Pode haver também uma guerra pelo controle do clima? Difícil não vê-la em preparo, iniciada na batalha da informação entre o governo e ambientalistas.

As escaramuças entrarão em nova etapa com o lançamento mundial, no início de julho, da série Aruanas, que junta feminismo político e ativismo ambiental num pacote explosivo. E a julgar pelas reações aos documentos preparatórios do Sínodo dos Bispos, no vaticano, tudo vai render muito bafafá. Só não haverá conflito se alguém com juízo encontrar a fórmula perdida da negociação e do entendimento.

..................................................

Na região

A bancada federal amazonense e representantes da Zona Franca convidaram o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para participar da abertura do encontro dos governadores da região amazonica no próximo mês de agosto. Na ocasião, todo mundo estará na expectativa, que ele não venha de mãos abanando e anuncie beneficios para a região, como uma medida provisória para a pavimentação da BR-319.

Reserva de leitos

Com um primeiro semestre produtivo, a Assembléia Legislativa de Rondônia se encaminha para o recesso parlamentar. Muitas matérias do interesse do Executivo foram aprovadas e entre tantas propostas apresentadas pelos deputados, ressalto o da lavra do deputado Alex Silva que obriga os hospitais públicos a reservar leitos para internações de pacientes com cirurgias de emergencia.

Caos diminui

Em vista da transferencia de mais de 600 detentos do Complexo Urso Branco para o novo presídio inaugurado em Porto Velho, finalmente começa a diminuir o caos penitenciário no estado. Vivenciamos nos últimos anos uma superlotação nos presidios alavancados pelo tráfico de drogas. Mais de 70 por cento da violencia em Rondônia tem como origem o narcotráfico.

Horário gratuito

A eleição suplementar em Candeias, programada para acontecer em 7 de julho não esta empolgando. Sem horario gratuito nas emissoras de rádio e televisão para a propagação das propostas, os quatro candidatos tem dificuldades em se apresentar ao eleitorado. Vai levando vantagem na largada o prefeito tampão Lucivaldo Patricio (DC), que tem a máquina na mão.

A mobilidade

 Devido ao crescimento da região onde esta encravada a Estrada da Penal, em Porto Velho, em vista da implantação de tantos loteamentos bem sucedidos e já bem povoados, o trânsito esta ficando infernal nos horários de picos nas avenidas de acesso. Trata-se de mais um problema de mobilidade urbana que tende só a aumentar naquela Zona de Expansão.

Via Direta

*** A sifilis tem aumentado assustadoramente em Rondônia nos últimos anos. Todo cuidado é pouco*** O Solidariedade projeta alcançar prefeituras importantes no interior do estado de Rondônia no ano que vem *** Com o ex-deputado federal Carlos Magno em Ouro Preto do Oeste, com o ex-deputado estadual Jidaias Tiziu em Ariquemes *** Na capital, numa revanche com o prefeito Hildon Chaves, o ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) começa a costurar alianças para retornar ao Paço Tancredo Neves.   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e

As composições ao Senado, Hildo na toca da onça e os reforços de Marcos Rogério

As composições ao Senado, Hildo na toca da onça e os reforços de Marcos Rogério

Mundo em guerraAs aventuras guerreiras do presidente Donald Trump sem prazo para acabar combinadas com quatro anos seguidos de combates na Ucrânia

A confirmação de Hildon, a peleja ao Senado e o bolsonarismo que pretende fazer barba, cabelo e bigode

A confirmação de Hildon, a peleja ao Senado e o bolsonarismo que pretende fazer barba, cabelo e bigode

Remediar é caroA piora das condições climáticas mundiais ainda não foi suficiente para obrigar os governos a tomar medidas imediatas para atacar as

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)