Segunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os recursos desviados


Os recursos desviados

Entre 2009 e 2012 Porto Velho recebeu recursos – boa parte deles desviados pelos políticos – para dar conta das demandas de água e esgoto, viadutos, mobilidade urbana e tantas outras obras de infra-estrutura necessárias. Foi nesta época, no auge das obras da Usina Os recursos desviados - Gente de Opiniãode Santo Antonio, que a migração teve seu apogeu e o nosso comércio bombava.

Com a cheia histórica do Rio Madeira, em meados deste ano, Porto Velho começou um rápido processo de declínio com fechamento de hotéis, restaurantes, açougues, panificadoras, lojas, etc. O movimento de compras deste mês de dezembro revela o pior desempenho nos últimos dez anos.

Hoje se falar na construção de uma nova rodoviária, parque de exposições, Bumbódromo, uma nova sede para a prefeitura da capital – que virou um jogo de empurra entre Nazif e Confúcio -, virou sonho. Pensar que há dois anos atrás se falava no projeto Multieventos onde a capital concentraria  tudo isto na região do Aeroclube.

As classes política e empresarial têm saqueado os cofres púbicos de forma sistemática nos últimos anos. E a maioria destes vampiros está por aí, ainda impunes.

As aposentadorias

A OAB contesta na justiça as aposentadorias vitalícias dos ex-governadores em 11 estados, entre eles, o nosso amado estado de Rondônia. O assunto já foi motivo de muitas polemicas por aqui e de idas e vindas, mas sempre os ex-governadores levaram a melhor, garantindo o benefício, por contar com maioria na Assembléia Legislativa.

Livrai-nos!

Um clima mais ameno antecede a posse do governador reeleito Confúcio Moura nesta quinta-feira, dia 1º. O presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho – que com sua boca sem freio – ameaçava causar transtornos e constrangimentos na festa da posse, resolveu viajar com a família entregando a missão para seu vice Maurão de Carvalho. Alívio nas paliçadas governistas.

Na história

Janeiro tem datas marcantes para os rondonienses. No dia 1º, a posse de Confúcio, no dia 2, data do inicio das manifestações das Diretas Já completando 31 anos; dia 4 as comemorações alusivas dos 33 anos de instalação do estado de Rondônia. O mês também marca o ápice do inverno amazônico, a nossa estação das chuvas. É quando a gente vai saber se tem enchente ou não.

Belo Monte

Centenas de trabalhadores que se transferiram de Porto Velho para Altamira, com o propósito de participar da epopéia da construção da Usina de Belo monte estão com a pulga atrás da orelha. As obras já estão atrasadas um ano e o Consórcio Norte acumula prejuízos ao mesmo tempo em que o custo inicial quase dobrou e as empreiteiras necessitam de novos aportes de recursos.

Boi voa!

Os recursos desviados - Gente de Opinião

Já começaram as refregas empresariais e políticas pelas vendas de marmitex para hospitais e presídios, a lavagem de roupas para hospitais, o novo esquema de vigilância, entre outros negócios proporcionados pelo governo estadual para o período de 2015/2019. Como em Rondônia boi voa, o butim é gordo e as raposas felpudas estão por aí para fazer uma boa apresentação, olho vivo...

Via Direta

*** O polêmico reajuste da tarifa de transportes coletivos de Porto Velho continua na justiça *** As concessionárias querem a passagem a R$ 3,20 e o prefeito Mauro Nazif só libera o aumento caso haja melhorias no sistema. O impasse está criado *** O comércio varejista da capital tem o seu pior final de ano em termos de vendas em 2014 *** Que venha então um 2015 mais generoso para nossos comerciantes.  

Os recursos desviados - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bife de plástico e a BR quarentona

Bife de plástico e a BR quarentona

Bife de plásticoOs discos gravados com blu-ray foram anunciados em 2000 como o maior avanço tecnológico no campo das mídias, para a gravação perfei

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Digna de atenção“Pra gente que tem memória, muita crença, muito amor”. Sob a inspiração da “Saga da Amazônia”, de Vital Farias, a Academia Brasilei

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Lei desafiadaO fenômeno de quatro votos diferentes no julgamento do Marco Civil da Internet pôs a nu as dificuldades do Estado brasileiro diante da

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)