Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os nossos rios voadores - Por Carlos Sperança

Em Rondônia os rios voadores são objeto de estudos há mais de uma década


Os nossos rios voadores  - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

 
Os nossos rios voadores
Altamente meritória a preocupação do Parlamento do Mercosul em discutir a proteção dos chamados rios voadores, umidade de transposição da Amazônia que interessa a todo o continente. A rigor, não se trata exatamente dos rios voadores, mas do desmatamento. Se este for controlado, os rios voadores automaticamente também se estabilizarão.
Em tempos nos quais a Unasul se desmancha no ar, o Mercosul estava fora de cena e precisava de uma bela manchete. Ganhar aplausos com a proteção aos rios voadores cai como luva nessa pretensão.

Sólidas ou em desmonte, as organizações que pretendem a América redimida de seus graves problemas ambientais, econômicos e sociais poderão se recompor e receber ainda mais aplausos dedicando-se também aos “rios voadores” do crime.

Em Rondônia os rios voadores são objeto de estudos há mais de uma década. Desde então já se sabia dos reflexos da umidade rondoniense – e da Amazônia – nos países do Mercosul, sobretudo na Argentina, cujo regime de chuvas tem muito a ver com a realidade do desmatamento na região Norte.



Prá cabeça
As vésperas da campanha eleitoral os políticos caçaram prá cabeça com a polêmica do Conselho LGBTT. Em alguns estados já existe o tal Conselho, tendo em vista a violência e mortandade dos gays e travestis pelo País. De um outro lado, os deputados estão subestimando a capacidade de mobilização do segmento cujas concentrações já levaram até 100 mil pessoas as ruas na capital em anos passados. A coisa ainda pode render...


Nova eleição

Em Vilhena foi marcada a eleição suplementar para 3 de junho. Um prazo exíguo para o registro das candidaturas e a campanha, por isso os interessados no mandato tampão vão ter que se virar. Os principais caciques da cidade estão se articulando, de um lado o ex-prefeito Melki e sua esposa, a ex-prefeita Rosani Donadon que foi afastada do cargo, de outro o grupo do deputado Luizinho Goebel (PV).


Jogo de pressão
È forte o jogo de pressão para que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckim, que patina nas pesquisas presidenciáveis desista da postulação a presidência da República. O ex-prefeito de São Paulo João Dória, de asa crescida, esta pronto para substituir Alckmin, deixando a peleja do governo de São Paulo de lado. O ninho tucano esta em polvorosa, pois Alckmin é teimoso e difícil de dobrar.


Base aliada

Sempre que a base aliada dos candidatos governistas racha é o caminho mais para a derrota. Na história política rondoniense tem sido um fato recorrente. As bases do MDB estão rachadas ao meio nesta temporada e o grande prejudicado poderá ser o candidato ao governo Maurão de Carvalho. Urge uma conciliação entre os devotos de Raupp e os apoiadores de Confúcio Moura para a máquina do partido engrenar.  


O agronegócio

A cidade de Ji-Paraná se prepara para a sétima edição do Rondônia Rural Show, programado para acontecer de 23 a 26 de maio, exibindo mais uma vez a pujança do agronegócio no estado, cujo segmento  alavanca o nosso crescimento, gerando emprego e renda, principalmente com a  produção da carne bovina, o plantio da soja e mais recentemente com os tanques redes de pescado.

Via Direta
***Extra! Sempre que alguns dias passam tranquilos em Rondônia, um vulcão entra em erupção. Quem vai ser preso? Quem vai se ferrar neste cenário de vala comum? *** O agronegócio tem sido o grande o motor do desenvolvimento estadual *** O nepotismo cruzado tem aumentado descaradamente em Rondônia e o grande palco deste golpe praticado é Porto Velho *** Com isto, filhas, esposas, amantes, primos, sobrinhos e concunhados, cachorros e papagaios de “otoridades” garantem um lugar ao sol. Coisa de louco!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Veja Mais

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)