Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os bastidores políticos estão fervilhando na aldeia rondoniense. Caem Gutenberg e Emerson Castro...


A farra dos comissionados

Não é segredo para ninguém que rola a maior farra de cargos comissionados de todos os tempos nas esferas governamentais neste País e volta e meia pipocam as denuncias pela imprensa. A começar pelo governo federal, seguindo-se nos governos dos estados, municípios a coisa se tornou cada vez mais corriqueira.

Para colocar ordem nesta bagunça generalizada, que tanto prejuízos têm causado ao erário público e cujos recursos acabam no ralo, o Senado começou a discutir na terça-feira Proposta de Emenda Constitucional de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que restringe as nomeações em todos os níveis e exige processo seletivo para o seu preenchimento.

O próprio Congresso Nacional não tem sido nenhum exemplo de parcimônia com os recursos públicos. Seria interessante, que ao mesmo tempo em que tenta corrigir os rumos das outras esferas governamentais, os congressistas também proporcionassem alguns exemplos de austeridade.


Prefeitos enrolados

Como tem aumentado o numero de ex-prefeitos rondonienses enrolados com a justiça. Volta e meia as notícias ganham as páginas dos jornais de mais um flagrado por improbidade administrativa. Durante a semana descobriu-se mais dois com culpa em cartório: Milene Motta que foi prefeita em Rolim de Moura e Cloreni Matt, de Santa Lúzia do Oeste.

Caravana do Beni

Neste sábado, sob a liderança do deputado Lebrão, a Caravana da Integração marcha para a Bolívia em busca de acordos bilaterais que melhorem as exportações do estado para o vizinho país. Um dos primeiros objetivos é instalar balsas no Rio Guaporé, em Costa Marques, para facilitar linhas regulares de ônibus até Cochabamba.

O sumiço de Tom

Quem tomou chá de sumiço foi o ex-deputado federal Padre Tom, que foi também prefeito de Alto Alegre dos Parecis e que em passado recente foi candidato ao governo pelo PT. Depois que um bispo cassou sua batina, ele sumiu do mapa. Mas Tom continua na condição de presidente regional do PT com apoio da maioria dos petistas,

Novo calendário

Com o novo calendário eleitoral fixado pelo TSE, garantindo mais tempo de filiações para quem deseja disputar cargos eletivos no ano que vem até – era até outubro deste ano e agora foi espichado até março de 2016 – poucos políticos trocaram de legendas. A maioria aguarda definições do cenário nacional e a situação da presidente Dilma Rousseff    que enfrenta pedidos de impeachment,

Nos presídios

Aumenta o comércio de drogas, celulares e cigarros nos presídios rondonienses. Como chegam os produtos – através de parentes, agentes penitenciários ou advogados – todo mundo sabe, mas ninguém toma as providências cabíveis. Do jeito que a coisa vai só falta à instalação de supermercados nos cadeiões. Mercadinhos já tiveram.

Via Direta

Os bastidores políticos estão fervilhando na aldeia rondoniense. Caem Gutenberg e Emerson Castro... - Gente de Opinião*** Os bastidores políticos estão fervilhando na aldeia rondoniense *** No âmbito da administração Mauro Nazif fala-se na queda do secretário de Transportes e Trânsito Carlos Gutenberg, o Guti  *** Na esfera estadual, a saída de Emerson Castro, em vista de projetos empresais que vem tocando no Nordeste *** Enfim, hoje é sexta-feira 13, e as bruxas estão à solta e até você, cara-pálida leitor, tem que ficar atento aos acontecimentos!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)