Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

OPINIÃO: Desafiando as autoridades


A imaginação dos traficantes da biodiversidade nos rincões da Amazônia é diretamente proporcional à qualidade do armamento que os traficantes de drogas exibem nas grandes cidades. É o que tem se constatado nos últimos tempos

 Enquanto nos grandes centros urbanos a polícia volta e meia apreende material bélico privativo das Forças Armadas – até mísseis são encontrados em poder das quadrilhas −, na Amazônia os truques dos negociantes inescrupulosos chega a refinamentos tais como enfiar pássaros canoros ou vistos em tubos de PVC para driblar a escassa fiscalização existente.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro já foram encontrados mísseis e seus lançadores em posse de quadrilhas. Um deles estava para ser usado na libertação do sequestrador Wanderson Paula de Lima, o Andinho, do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau, interior paulista, ou o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, além de dois integrantes do PCC do presídio de Presidente Bernardes.

Na Amazônia, sempre em busca de meios mais eficazes de driblar e vencer as autoridades, os bandidos empenhados na captura de canários, curiós e araras nas matas “incrementam” seu transporte, habitualmente feito em malas, mochilas e caixotes, introduzindo novas formas, como socá-los em tubos de PVC. Mas um novo e mais sofisticado método foi encontrado: fazer os pássaros parecerem autorizados pelo Ibama.

Ao ser capturado, os pássaros recebem “anilhas” de identificação, que funcionam como uma espécie de atestado de legalidade ou salvo conduto. Essas “carteiras de identidade” dos pássaros selvagens são compradas pelos traficantes junto a criadouros autorizados. Como não há fiscalização sistemática desses criadouros, os proprietários mal-intencionados requisitam do instituto um número de anilhas superior àquele necessário para identificar os filhotes nascidos no estabelecimento e usam o excedente para abastecer o estoque dos traficantes.

O Ibama já sabe que, de cada dez anilhas que distribui, sete acabam nas mãos de traficantes de aves silvestres, mas saber não é agir. E o tamanho da ação possível não tem sido amplo o bastante para inibir esse rendoso e ilegal comércio, que vem a ser uma das vergonhas das autoridades: mostra sua ineficiência no combate ao crime ligado à predação da biodiversidade.

E assim, usando anilhas oficiais, que triplicam o valor das aves apanhadas, e levando granadas e mísseis nas algibeiras, os traficantes do mato e da cidade vão desafiando as autoridades. 

Fonte:  Carlos Sperança
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)