Terça-feira, 1 de março de 2016 - 05h05
Invasões e demanda
Já se contabilizam nos últimos anos pelo menos 34 invasões de áreas no entorno de Porto Velho e, recentemente, mais uma região foi incorporada para a cobiça dos sem tetos e especuladores com tantos loteamentos irregulares: as margens da Rodovia 319, do outro lado da ponte sobre o Rio Madeira.
Atualmente mais de 30 mil pessoas vivem em invasões recentes ou já consolidadas e padecem com o atendimento de suas demandas sociais. Existem problemas desde o abastecimento de água, passando pela energia – muitos rabichos tornam o fornecimento instável – á regularização fundiária cujo problema ainda atinge condomínios e bairros antigos.
A prefeitura de Porto Velho vai ter que enfrentar o problema abrindo os debates, através de audiências publicas, em torno da revisão do plano diretor. Será uma grande oportunidade para encaminhar soluções que atingem a todas as comunidades em situação aflitiva e buscar um plano B para o projeto de reconstrução da capital que sucumbiu a falta de recursos.
As palhaçadas
O final de semana marcou o ingresso do deputado Ribamar Araujo no PR e o lançamento de sua pré-candidatura a prefeitura da capital, num evento realizado na ALE, tendo o palhaço Tiririca, como convidado de honra. Como marketing político, pode ter sido falha do PR. Tiririca quase o perdeu o cargo por analfabetismo e associar o nome de um candidato sério como Ribamar a palhaçadas não é bom negócio.
Clima de euforia
Todo mundo esta animado com uma nova caravana da BR-319 - cuja liberação para reparos já foi autorizada - com destino a Manaus e uma nova mobilização começa acontecer, sob a liderança do senador Acir Gurgacz. Lideranças de Manicoré, Humaitá, Porto Velho e Realidade começam a trocar idéias a respeito. Assim que o verão chegar, teremos uma nova manifestação.
Indicação de vice
O PDT começa a discutir a indicação de um vice-prefeito do alcaide Mauro Nazif (PSB), como foi acertado pelos diretórios regionais dos partidos. Sabe-se que haverá uma lista tríplice e uma das alas da legenda pretende indicar o comerciante Carlos Guimarães, ligado ao ex-deputado Edson Gazoni. Mais dois nomes estão sendo discutidos entre os muitos interessados.
O tráfego na 319
Mesmo no período de chuvas duas empresas de ônibus - A Eucatur de Rondônia e outra operando partir de municípios do Amazonas- desbravam a rodovia 319 com três viagens por semana e com expressivo índice de ocupação das linhas ofertadas. Nas dificuldades durante o trajeto, com muito lamaçal e queda de pontes de madeira, as duas empresas se ajudam mutuamente
Sem Dilma
Sem contar com a presença da presidente Dilma Rousseff, o Diretório Nacional do PT se reuniu no final de semana no Rio de Janeiro para lançar - como já tinha feito anteriormente o PMDB - um projeto para o Brasil. O programa contradiz em vários pontos a doutrina econômica governista com diferenças pontuais. Até parece que o PT começa fingir que é oposição – como o PMDB. É coisa de louco!
Via Direta
*** A recente liberação de recursos da Caixa para o crédito imobiliário animou o setor em Porto Velho *** Acredita-se que muitos lançamentos empacados poderão finalmente florescer e os corretores que estavam vivendo a pão e água já estão animados *** Trocando de saco para mala: O que pouca gente acreditava começa a acontecer *** O prefeito Mauro Nazif começa a reduzir a rejeição e com isto seu projeto de reeleição fica mais competitivo no enfrentamento com a oposição.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)