Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O ex-prefeito Roberto Sobrinho recebeu adesões para disputar a prefeitura


A crise e os imigrantes

Nas cidades que mais receberam contingentes de imigrantes haitianos e senegaleses no Brasil – respectivamente, casos de São Paulo, Manaus, Curitiba e Porto Velho - a toada é a mesma: a porta na cara de quem procura posto de trabalho. O desemprego, no caso da capital rondoniense decorre principalmente pela retração da construção civil, onde se concentrava a mão de obra dos imigrantes.

Em Porto Velho, onde os estrangeiros estavam ocupando lacunas na construção civil, na coleta de lixo e em serviços domésticos, as oportunidades rarearam. Com o desemprego, as empregadas domésticas locais estão retomando os postos e os operários que tinham prosperado e que já desprezavam trabalhos braçais, diante da nova realidade, estão voltando às atividades que anteriormente eram consideradas “indignas”. Com tudo isto, mais o dólar alto os imigrantes estão fazendo mais uma dura jornada; buscar outros países para chamar de seu ou à volta para a casa.   


O pioneirismo

Em três horários, para comemorações em Porto Velho, Humaitá e povoados que pipocam ao longo da BR- 319, a empresa Eucatur restaurou a ligação rodoviária comGente de Opinião Manaus num trecho de quase 900 quilômetros, depois de mais de duas décadas de interrupção. O pioneirismo terá um custo alto para a empresa, já que quase a metade do percurso não é asfaltado. 

A caravana

Por falar na BR 319, a caravana de lideranças políticas e empresariais que tem como objetivo vencer obstáculos para a restauração definitiva da rodovia, terá um problema a mais durante o percurso. Ocorre que o Ibama determinou a suspensão das obras no miolo da estrada, ou seja, em mais de 400 quilômetros. A medida pode virar um balde de água fria na expedição.

Festa em Ariquemes

No auge das festividades alusivas aos 38 anos de emancipação política e administrativa do município de Ariquemes no domingo, o prefeito Lourival Amorim confirmou sua adesão aos quadros do PDT destacando a importância do senador Acir Gurgacz, presidente estadual do partido, na consecução de obras importantes para sua cidade e região do Vale do Jamari.

Eleições 2016

Visando candidatura em 2016, em Ji-Paraná o ex-deputado Euclides Maciel (PSDB) faz oposição cerrada à administração do prefeito Jesualdo Pires (PSB). Em Cacoal, o PDT deve sacramentar a postulação do ex-deputado Acelino Marcon ao Palácio do Café numa aliança com cinco partidos. Em Ariquemes o deputado Adelino Follador (DEM) já dá pinta que aceitou o desafio de ser candidato.

Giro nos bairros

Aproveitei o feriado prolongado para bisbilhotar as condições de trafegabilidade nos bairros da capital tendo em vista a proximidade das chuvas. As ruas não asfaltadas estão melhores do que a oposição grita e gostei da qualidade da pavimentação da Estrada dos Japoneses, ligando a região do Castanheiras (Zona Sul) e da Avenida Humaitá, na Zona Leste, integrando vários conjuntos habitacionais.

Via Direta

*** Alguns de taxistas gostaram de trabalhar como lotação durante a greve de ônibus e já aproveitaram a modalidade nas feiras livres no final de semana *** Os políticos estão soterrando um braço de rio em Candeias do Jamari para melhorar o acesso as suas propriedades. Coisa feia *** O ex-prefeito Roberto Sobrinho recebeu adesões para disputar a prefeitura, mas não disse nem que sim e nem que não. Mas já está correndo trecho...  

O ex-prefeito Roberto Sobrinho recebeu adesões para disputar a prefeitura - Gente de Opinião
.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)