Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O Brasil mobilizado contra a vampirização dos recursos públicos e a escalada da corrupção


 O Brasil mobilizado contra a vampirização dos recursos públicos e a escalada da corrupção - Gente de Opinião

O combate a corrupção

Depois de um trabalho coletivo envolvendo milhares de cidadãos brasileiros, numa ação do Ministério Público Federal e com mais de 2 milhões de assinaturas coletadas chega a Câmara Federal o neste dia 29, terça-feira, o projeto de iniciativa popular “10 Medidas Contra a Corrupção”.

A campanha é coordenada pela Câmara de Combate a Corrupção da Procuradoria e foi lançada em 27 de julho de 2015. O ato contou com o suporte das ruas e o trabalho voluntário em todo Pais, sendo que em Rondônia o procurador Reginaldo Trindade, nosso maior nome no combate a corrupção, teve amplo apoio da comunidade rondoniense.

Em sete meses a campanha superou a marca dos 1,5milhões de adesões necessárias em todo Brasil para a medida ser apresentado ao parlamento brasileiro como Projeto de Lei de Iniciativa Popular, a exemplo do que já ocorreu com o projeto ficha limpa. É o Brasil inteiro se mobilizando contra a vampirização dos recursos públicos e a escalada da corrupção.


 


Um dia decisivo

 O Brasil mobilizado contra a vampirização dos recursos públicos e a escalada da corrupção - Gente de Opinião

Teremos nesta terça-feira um dia decisivo para o impeachment da presidente Dilma Rousseff se o PMDB confirmar seu afastamento da base aliada governista. Reina um clima de expectativa em todo País já que pelo menos 15 diretórios estaduais do partido já decidiram apoiar o afastamento da presidente. O diretório de Rondônia segue indefinido.

 O Brasil mobilizado contra a vampirização dos recursos públicos e a escalada da corrupção - Gente de Opinião

Apoio na Câmara

Pelo menos cinco deputados da bancada federal rondoniense  já se declararam a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff caso o processo seja levado a plenário.1-Mariana Carvalho (PSDB) 2-Lucio Mosquini (PMDB) 3- Expedito Neto (PSD) 4 –Nilton Capixaba (PTB) 5- Marcos Rogério (DEM). Não se sabe ainda o posicionamento de Garçon (PPB), Marinha Raupp (PMDB) e Luiz Claudio (PP).


 

Eleições 2016

O Brasil mobilizado contra a vampirização dos recursos públicos e a escalada da corrupção - Gente de OpiniãoNa capital, a base aliada do prefeito Mauro Nazif (PSB) estuda a proposta de aliança com o PSDB indicando como vice a esposa do ex-senador Expedito Junior Val Ferreira, diga-se de passagem, um nome de qualidade. Existem idas e vindas a respeito e o ex-senador já quer deixar costurado apoio dos partidos ligados a Nazif para sua candidatura ao Senado em 2018. É um bom acordo para os dois lados.

Sem favorito

Gente de OpiniãoNo entanto, mesmo sem Mariana Carvalho (PSDB) nas rodadas de pesquisas ainda não é possível apontar um favorito em Porto Velho. È preciso apurar para onde poderão ser encaminhados os votos da tucaninha ou se vão se dividir entre todos os postulantes. Uma coisa é certa: majoritariamente serão votos de oposição, mesmo com o PSDB fechando com o prefeito Mauro Nazif.

A plataforma

Gente de OpiniãoEx-prefeito de Porto Velho, ex-deputado federal e ex-senador, Odacir Soares conta com uma larga folha de serviços prestados a comunidade e desponta em 2016 como o pré-candidato a prefeito mais experiente e contando com forte respaldo do eleitorado conservador. Ele entra na peleja pelo PROS e já tem sua plataforma definida para os debates.

Via Direta

*** Foi uma Páscoa magra, com desemprego a saúde em caos e a Gente de Opiniãosegurança pública em colapso em todo país *** O ex-prefeito de Cacoal Divino Cardoso (PTB) vai se firmando como o maior favorito das eleições municipais em Rondônia *** Outros ex-prefeitos bem posicionados na temporada são Augusto Plaça (PMDB) em Pimenta Bueno e José Volpi (PT) em Buritis *** E o DEM aparece bem na foto em Ariquemes com o deputado Adelino Folador.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)