Terça-feira, 16 de agosto de 2016 - 05h03

imagens de Jean Leite para o acrítica de Humaitá
Com a natureza gerando situações extremas na Amazônia, os estados do Acre, Rondônia e Amazonas se ressentem com a forte estiagem que castiga a região há quase 60 dias, depois de uma enchente histórica em 2014. Como conseqüência existe cidades da região amazônica já em estado de alerta, como Humaitá, Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã.
.jpg)
Foto jornal Juruá - Acre
As calhas dos rios Juruá, Purus e Madeira já enfrentam problemas com a navegação. O lençol freático da capital rondoniense esta no nível mais baixo dos últimos 10 anos, causando problemas de abastecimento de água para quem possui os poços caseiros, rebaixados em até três metros de profundidade para encontrar o precioso liquida.

imagens de Jean Leite para o acrítica de Humaitá
As previsões divulgadas há mais de 40 dias pelos cientistas da NASA e pesquisadores de clima da Universidade da Califórnia vão se confirmando da pior forma possível. Na área econômica se torna preocupante os prejuízos com a situação da Hidrovia do Madeira, principal corredor logístico do arco norte.
Só a postura...
O deputado estadual Leo Moraes (PTB), candidato a prefeito de Porto Velho enviou realese à imprensa, sobre encontro com o governador Confúcio Moura relatando que sua “postura” como político foi elogiada. A intenção é confundir o eleitorado, já que Confúcio apóia Willians Pimentel, ex-secretário da Saúde, o candidato governista.
.jpg)
Inabalável
O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) esta inabalável com as cutucadas da imprensa sobre a sua prisão e dos golpes aplicados no erário pelos seus secretários. A avaliação de assessores é que tudo o que tinha que ser dito já para desgastá-lo já aconteceu e mesmo assim ele tem sido bem avaliado pelo eleitorado na largada rumo ao Paço Tancredo Neves. O cenário para ele, no entanto, é de incertezas.
Os R$ 3 bilhões
O juiz Sérgio Moro e Cia já conseguiram recuperar R$ 3 bilhões para os cofres públicos desviados pelos políticos e empresários na Operação Lava a Jato. Acredita-se que com os desdobramentos das investigações a quantia poderá dobrar, já que tem muita coisa a ser cobrada de centenas de condenados e novas operações da Polícia Federal vão mostrar para onde foi toda rapinagem
As disparidades
Nos bastidores já se sabe de pelo menos duas pesquisas eleitorais no forno para serem divulgadas. Ocorre que sondagens em Rondônia – inclusive em Porto Velho - tem sido objeto de grandes disparidades nos últimos pleitos, predominando o charlatanismo nos resultados divulgados como ocorreu em casos mais recentes. Cabe a justiça apertar os parasitas que infestam o ramo.
Ares de ofendido
Por falar em charlatanismo, fui interpelado pela justiça a respeito da honradez de uma agência de pesquisas mais suja do que pau de galinheiro. Com ares de ofendido, o estatístico que já esteve preso por pilantragens, afirma que sua honra foi atingida pelas minhas denuncias aqui na coluna e seu negócio prejudicado. Mas que honradez cara-pálida? E os processos por roubo, tráfico de drogas e fraudes em pesquisas?
Via Direta
*** Algumas chuvas já começam a pintar, mas ainda insuficientes para repor o que foi perdido no lençol freático de Porto Velho *** Nesta época do ano a capital enfrenta também grandes ventanias destelhando casas e causando prejuízos no entorno da cidade *** A possível inigebilidade é o maior problema do ex-prefeito Roberto Sobrinho na campanha deste ano na capital *** Os adversários já utilizam o argumento para aparar suas asinhas.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)