Quarta-feira, 13 de agosto de 2014 - 05h22

O horário eleitoral
No próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral gratuito, esquentando ainda mais as eleições ao governo do estado. Paralelamente, os eleitores terão uma overdose de entrevistas com os candidatos, de debates variados e sabatinas, na mídia impressa e nas emissoras de rádio e televisão.

Com rivalidades tribais exacerbadas é previsível grandes embates entre os clãs políticos de Rolim de Moura, envolvendo candidatos Expedito Junior e Jaqueline Cassol, que foi sido escolhida a dedo pelo irmão Ivo para embates calorosos com o desafeto e já tem o discurso na ponta da língua. A tendência, no entanto,é que o governador Confúcio Moura (PMDB) receba a maior cota de ataques dos adversários nos debates e, por medida de segurança, que entre nos estúdios com capacete.
O clima de eleições já está esquentando com pesquisas encomendadas para todos os gostos e credos. Com relação ao IBOPE, recomendo prestar a atenção na última delas, já próxima das eleições, onde os equívocos durante a campanha acabaram corrigidos na reta final.
E prepare o seu coração para as coisas que eu vou lhe contar: vem muita baixaria pela frente. É típico da temporada em Rondônia. Os políticos adoram se enlamear.
A s p e s q u i s a s
comitês eleitorais dos candidatos Expedito Junior (PSDB e aliados) e Confúcio Moura (PMDB e aliança) tiveram leituras diferentes sobre os resultados da pesquisa Ibope e cada um puxando a brasa para seu tambaqui. Mas a grande verdade é que o resultado foi uma decepção para os dois lados. As expectativas eram de uma largada mais convincente.

Clima horrível
Existe um clima horrível para a classe política na capital. Nas andanças pelos bairros se houve muito falar em voto nulo ou até nem comparecer as urnas nas eleições de outubro. Até os formadores de opinião não estão conseguindo adesão para seus candidatos ainda. Mas ainda tem muita gente pensando no próprio umbigo, em favorecimentos pela troca do voto.
Mapa do voto
Inicialmente as regiões do Vale do Jamari, Bacia Leiteira e Central vão garantindo a rapadura ao segundo turno para o governador Confúcio Moura. Já, o candidato polarizador Expedito Junior, tem os demais territórios, inclusive Porto Velho levando vantagem sobre o candidato chapa branca. Esta é a tendência inicial, cabe aos adversários tentarem reverter à situação, e sempre se lembrando que as coisas se decidem por aqui nos últimos 30 dias.
O mutirão
Confúcio tem como antídoto para sua baixa intenção de votos na capital – e tem feito isto até com sessões corujões - o mutirão que avança pelos bairros com encascalhamento das ruas e pavimentação. Expedito, prejudicado na primeira pesquisa, porque seu nome nem tinha sido deferido ainda, é mostrar a sua cara reabilitada pela justiça eleitoral, o que ele tem feito com suas carreatas.
Projeto Eleições.jpg)
Com o sorteio dos candidatos ontem à tarde, o SGG abriu o seu projeto de cobertura das eleições, sob o comando do trio parada dura, Lubiana, Marcelinho e Solano. De hoje até o pleito, o Diário da Amazônia, a Rede TV, as rádio Globo (Porto Velho) e Alvorada (Ji-Paraná) o Portal SGC de comunicações e mais outros veículos da capital e do interior, que vão retransmitir os debates e sabatinas em cadeia, como é ocaso do portal gentedeopiniao.
.jpg)
Via Direta
*** O Senado aprovou aposentadoria especial para os pescadores com 25 anos de contribuição previdenciária ***O reajuste dos transportes coletivos em Porto Velho voltou forte nos bastidores. Fala-se em R$ 3,00 ***Os preços dos imóveis caíram nas principais capitais brasileiras nos últimos meses. Porto Velho padece com a mesma tendência desde janeiro.
.jpg)
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)